Santa Catarina

Curso de condutores de visitantes para parques de Santa Catarina

São 30 vagas para atender o Parque Nacional de São Joaquim e Parque Estadual da Serra Furada

O Parque Estadual da Serra Furada (PAESF) e Parque Nacional de São Joaquim (PNSJ) realizam o Curso de Formação Básica de Condutores de Visitantes. O curso é gratuito, e são 30 vagas, sendo 18 vagas aos interessados que moram nos municípios de Grão Pará, Orleans e Lauro Müller e 12 vagas aos que residem nos municípios de Bom Jardim da Serra e Urubici, todos em Santa Catarina. Os interessados devem obedecer determinados critérios para se candidatar às vagas, conforme consta no edital.

Entende-se como condutor de visitante a pessoa física não habilitada como guia de turismo no cadastro do Ministério do Turismo (MTur), geralmente residente na localidade ou próximo do local visitado, que recebeu capacitação específica reconhecida pelas Unidades de Conservação. O condutor de visitante é responsável pela condução em segurança de grupos de visitantes aos locais permitidos, desenvolvendo atividades interpretativas sobre o ambiente natural e cultural visitado, além de contribuir para o monitoramento dos impactos socioambientais nos sítios de visitação.

O objetivo do curso é capacitar moradores dos municípios abrangidos pelos parques para atuarem como condutores de visitantes nessas Unidades de Conservação. Pessoas que residam em um dos municípios de abrangência dessas Unidades de Conservação e que já desenvolvem algum tipo de trabalho ou tenham o perfil para a atividade de ecoturismo ou a recepção de visitantes nas unidades de conservação e seu entorno.
Botão Voltar ao topo