Geral

Prefeitura assina ordem de início para canalização na região Nordeste

Na segunda-feira, 26, o prefeito Ary Vanazzi assinou, em ato na avenida dos Municípios, em frente a área da Steigleder, a ordem de início das obras de canalização da região Nordeste. Após um ano e três meses de reuniões, debates e resoluções no Grupo de Trabalho (GT) da região Nordeste, o canal de drenagem começa a se tornar realidade. Trata-se de uma obra complexa, que envolve remoção de casas, alteração de vias e colocação de tubos de concreto. Mais do que isso, interfere diretamente na vida de centenas de famílias que residem nas cooperativas habitacionais.

A canalização abrange 28 metros de galeria fechada que interligará a região alagadiça do centro do loteamento, que concentra as águas do bairro Santos Dumont, com a Perimetral Leste do Dique 904, junto ao Rio dos Sinos. No ato, o secretário de Habitação, Nelson Spolaor, agradeceu a colaboração dos moradores ao longo dos debates do grupo que se reúne mensalmente.

Parceria entre governo e comunidade

Uma das integrantes do GT, a moradora Karina Camillo reafirmou que a questão das cheias sempre preocupou a localidade. “Nós sofremos muitos anos com os prejuízos financeiros e com as doenças. O GT permitiu que essa situação fosse levada até a administração municipal”, declarou.

O projeto envolve a parceria da Secretaria de Habitação, que desde o início se fez presente na mesa de negociação. “Ano passado começamos a limpeza dos valos, na rua 14 Bis. Depois seguimos até a elaboração desse projeto maior”, lembrou o secretário de Obras Geraldo Passos. O diretor-geral do Semae, Nestor Schwertner, falou que a autarquia pretende colocar uma casa de bombas no final do valão. O custo da obra, que inicia dentro de cinco dias úteis, está estimado em R$ 156 mil. A Construtora Construsinos será a responsável pela execução.

Botão Voltar ao topo