NotíciasRio Grande do Sul

Prefeitura mobiliza serviços de apoio para romaria ao túmulo do Padre Reus

A prefeitura de São Leopoldo está atuando com uma força tarefa para preparar a cidade para a romaria ao Santuário Sagrado Coração de Jesus, durante a Sexta-feira Santa. A tradicional visitação ao túmulo do padre Reus deve reunir em torno de 50 mil devotos ao longo do dia.

Os romeiros e peregrinos, que começam a chegar ao local por volta das 3h da manhã, terão a disposição bancas de alimentação e artesanato em espaços organizados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec). Uma equipe de fiscalização estará presente no evento fazendo o controle das vendas no local.

A Secretaria de Saúde dispôs um técnico de enfermagem e uma ambulância que ficará de prontidão no Santuário, zelando pela saúde e bem-estar dos peregrinos.

Limpeza, roçada e iluminação

De acordo com o titular Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), Sandro Lima, equipes de trabalho estão limpando o entorno do santuário e o cemitério para que tudo esteja em boas condições para receber os romeiros. “O trabalho também envolve a limpeza e a sinalização das avenidas Theodomiro Porto da Fonseca e Mauá que são as mais utilizadas para quem se desloca para o túmulo do padre. Estamos fazendo uma vistoria geral na iluminação pública da região, pois o movimento começa durante a madrugada”, destacou o secretário.

Segurança e trânsito

A Guarda Civil Municipal (GCM) vai bloquear a rua Padre Reus no acesso pela avenida Theodomiro Porto da Fonseca a partir das 2h.

A GCM também fará rondas e paradas nos principais pontos de entrada da cidade para a segurança dos romeiros, como a avenida Mauá, nos bairros Santos Dumont, Rio dos Sinos (divisa com Novo Hamburgo) e Santa Tereza (divisa com Sapucaia do Sul). Na avenida Caxias do Sul, bairro Rio dos Sinos. Na Theodomiro Porto da Fonseca até a Estrada do Horto e nas avenidas Dom João Becker e João Corrêa, Feitoria e Imperatriz Leopoldina.

Feira do Peixe

A Semurb também fez a roçada e limpeza no Largo Rui Porto e no entorno do Ginásio Municipal Celso Morbach para receber a Feira do Peixe que inicia nesta sexta-feira, 28. No local, também foi instalado um container para depósito de lixo durante o evento. Além de peixe, os consumidores que forem às compras poderão adquirir hortaliças e legumes fresquinhos de produtores da Agricultura Familiar. No local, as artesãs da Economia Solidária, Uniartes e Ação na Praça também estarão presentes comercializando diversos artigos de decoração.

Informações da PMSL

Botão Voltar ao topo