Negócios

Israel é polo de inovação em transporte inteligente

Renault Twizy em exibição na Ecomotion em Tel Aviv – Foto: Divulgação

Em junho de 2013, 250 especialistas israelenses de transporte inteligente compareceram na conferência inaugural da EcoMotion, uma comunidade sem fins lucrativos iniciada pelo Programa Nacional de Combustíveis Alternativos e Transporte Inteligente pelo Instituto de Inovação de Israel, com apoio do Ministério da Economia, para trocarem ideias sobre o futuro do transporte de pessoas.

Não demorou muito para que Israel emergisse como pólo significativo de inovação para automóveis autônomos e conectados, transporte público, combustíveis alternativos, motores supereficientes, estacionamento urbano e transporte ecológico.

Apenas quatro anos depois, as líderes do setor automotivo e de transporte global estiveram entre os 1.500 participantes da EcoMotion no Centro Peres, em Jaffa. Cerca de 200 startups foram representados na conferência, que atraiu 250 participantes do exterior.

“Há cinco ou seis anos, quem é que pensou que Israel seria importante na indústria global de transporte?”, diz Lior Zeno-Zamanski, diretor executivo da EcoMotion.

O evento apresentou soluções inovadoras para automóveis autônomos e conectados, cibersegurança, compartilhamento de carros, compartilhamento de bicicletas, drones, motocicletas elétricas e carros de corrida, carregamento rápido de baterias automotivas e muito mais.

Mercedes Benz, Renault, Motores Gerais, BMW, Ford, Honda, Volkswagen, Volvo e Uber abriram centros de pesquisa e desenvolvimento em Israel e / ou investe em tecnologia israelense, desde 2016.

Botão Voltar ao topo