NotíciasRio Grande do Sul

Safra de caqui em Caxias do Sul será menor

Smapa estima que inverno com menos frio tenha ocasionado queda na produção que deve chegar a 6,5 mil toneladas 

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) informa que o período de colheita do caqui já começou em Caxias do Sul. A produção da fruta é uma das principais culturas do município, que possui cerca de 430 hectares plantados, com destaque para a variedade fuyu, conhecida como “chocolate branco”.

Daniel Batista, engenheiro agrônomo da Emater, estima que a colheita caia entre 35% e 40%, em relação ao ano passado.

“A safra ainda está no início, mas já podemos ter a estimativa de que serão colhidas, em média, 6,5 mil toneladas de caqui em todo o município. Este número é bem inferior ao do ano passado, quando foram colhidas 10,7 mil toneladas, caracterizando uma supersafra. A baixa produção também é resultado de uma alternância da espécie frutífera, que não consegue dar tantos frutos seguidamente”, esclareceu.

José Taiarol, engenheiro agrônomo da Smapa, pontua que o clima do último inverno, com pouco frio, também é responsável pela baixa da produção. “Assim como outras frutas, como a ameixa, o caqui também foi um pouco prejudicado pelo clima atípico do último inverno, resultando em uma quebra de safra”, explicou.

A Serra Gaúcha cultiva cerca de 26,4 mil toneladas anualmente nos 1,2 mil hectares plantados. Segundo dados da Emater, Caxias do Sul é o maior produtor de caqui da região, sendo responsável por 40% da produção. A colheita iniciou em março e deve seguir até final de maio. As principais variedades cultivadas em Caxias são a fuyu, que já está sendo colhida, e a quioto, que deve chegar ao pico de safra em abril.

Preços

A queda de safra também influenciou o valor de comercialização da fruta. Atualmente, os preços se mantêm mais altos do que na safra anterior, variando entre R$ 1,75 e R$ 2,25 o quilo. No entanto, os valores podem variar ao longo da colheita, já que no período de pico de safra a tendência é que o preço caia. Porém, a expectativa é de que os valores permaneçam mais altos do que no ano passado, principalmente pela queda na produtividade.

Informações da PMCS

Botão Voltar ao topo