Porto AlegreRio Grande do Sul

Ospa apresenta Música Instrumental Gaúcha no Araújo Vianna

Neste domingo, 8, às 11h, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, apresenta o espetáculo Música Instrumental Gaúcha no Auditório Araújo Vianna (avenida Osvaldo Aranha, 685). No concerto, a orquestra destaca obras de compositores gaúchos contemporâneos. James Liberato, Bebê Kramer e o Quartchêto são os convidados especiais que interpretarão suas próprias composições. O evento é o primeiro da Série Araújo Vianna 2018, apresentada pelo Banrisul. A entrada é franca, com distribuição de senhas neste sábado, 7, das 9h às 17h, e no domingo, 8, das 9h às 11h, na bilheteria do auditório. Cada pessoa poderá retirar duas senhas. Acompanhados pela sinfônica, os convidados especiais interpretarão obras autorais, com arranjos orquestrais feitos especialmente para a ocasião por Pedrinho Figueiredo, Alexandre Ostrovski Jr. e Silvane Guerra. A regência é de Evandro Matté, maestro diretor artístico da Ospa.

O programa

Para o maestro Evandro Matté é uma alegria para a Ospa integrar ao seu repertório a música instrumental feita por compositores daqui. “Os músicos que participam deste concerto têm uma produção composicional muito rica. Nas mãos da orquestra, essas obras ganharão uma nova projeção”, completa. Para abrir o concerto, a Ospa executa obras de compositores sinfônicos brasileiros: “Celebrare”, de Ronaldo Miranda; “Episódio sinfônico”, de Francisco Braga e “Cayminiana”, de Cyro Pereira.

Na sequência, James Liberato, músico, compositor, arranjador e instrumentista com 40 anos de trajetória musical, apresenta duas de suas composições: “Por um sorriso teu” e “Velha nogueira”. A música de Liberato, que já gravou e realizou espetáculos com nomes como Raul Elwanger, Mônica Tomasi, Flora Almeida, Marieti Fialho, Claudio Sander, Leonardo Ribeiro, entre outros, tem suas raízes no jazz e na música brasileira instrumental.

Depois, Bebê Kramer, um dos nomes mais representativos da sua geração de acordeonistas em nível internacional, apresenta com a Ospa a sua adaptação de “Prenda Minha”, tema famoso do folclore gaúcho, e “Xamã”, de sua autoria. Atualmente morando no Rio, mas sem esquecer as origens gaúchas, Bebê já fez parcerias com músicos como o conterrâneo Yamandu Costa e o paulista Toninho Ferragutti. Por fim, o grupo Quartchêto, formado por Júlio Rizzo (trombone), Luciano Maia (acordeon), Hílton Vaccari (violão) e Ricardo Arenhaldt (percussão), convida a uma refinada viagem por xotes, vanerões, chamamés, chacareras, milongas e rancheiras. Estão no repertório do concerto “Mas tá bonito”, “Pra onde o Sul nos carregue”, “La Plata”, “D’estância” e “Galope do Guará”.

Música Instrumental Gaúcha
Concerto da Série Araújo Vianna – Regente: Evandro Matté
Domingo, 8, 11h
Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685 – Parque Farroupilha)
Entrada Franca
Distribuição de senhas:
Sábado, dia 7, das 9h às 17h, na bilheteria do Auditório
Domingo, dia 8, das 9h às 11h, na bilheteria do aAuditório
Cada pessoa poderá retirar duas senhas.

Botão Voltar ao topo