NotíciasRio Grande do Sul

Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Práticas sustentáveis são destaque na etapa municipal

A etapa municipal da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente ocorreu na tarde de terça-feira, 3 de abril, no Parque Imperatriz. Em sua quinta edição, a conferência aborda a água como questão de pesquisa, diálogo e reflexão através do tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”. Alunos da EMEF Emílio Meyer, Diogo Andriel, 13, Gustavo Strasser, 12, Diulia Meirelles e Stephany Tavares, ambas de 14, verificaram os problemas existentes na sua região e constataram a necessidade de se economizar água. Em seu projeto, propuseram a utilização de cisternas no recolhimento de água da chuva e de ar condicionado para a reutilização ao lavar calçadas ou molhar plantas, por exemplo: “A gente quer que as pessoas vejam que isso é algo bom e que se conscientizem através dessas práticas sustentáveis”, explicou Gustavo

“Temos muitos projetos de Educação Ambiental que promovem a preservação dos arroios e banhados de São Leopoldo”, destacou a organizadora e assessora pedagógica da SMED, Vitória Viel. O secretário do meio ambiente, Darci Zanini, lembrou do trabalho do Comitesinos, primeiro comitê de bacia do Brasil, e de Henrique Luiz Roessler que, em 1955, fundou em São Leopoldo a União Protetora da Natureza (UPN) – primeira entidade para proteção dos elementos naturais no Rio Grande do Sul. “Precisamos cuidar dos nossos rios, pois sem água, não há vida”, pontuou Zanini. O Rio dos Sinos é considerado pela Agência Nacional das Águas (ANA) um dos dez rios mais poluídos do Brasil. A chefe de gabinete da secretaria de educação, Renata de Matos Batillana Matias, representou o secretário de educação, Ricardo Fernandes da Luz, e valorizou a iniciativa do evento em trabalhar sobre a perspectiva do futuro de uma educação ambiental com vistas à sustentabilidade.

Com o objetivo de fortalecer a cidadania ambiental nas escolas, através de encontros voltados para as comunidades, a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é um processo pedagógico e participativo que envolve diversas etapas – desde a conferência na escolar, até a etapa nacional. O evento, que começou em 2003 e está em sua quinta edição, é promovido pela Secretaria de Educação (Smed), em parceria com a EMEF Santa Marta, e mobiliza escolas municipais, estaduais e particulares. Participaram desta etapa do evento as seguintes escolas: EMEF Santa Marta, EMEF Salgado Filho, EMEF Prof. José Grimberg, EMEF Francisco Cândido Xavier, EMEF Hohendorff, EMEF Maria Edila, EMEF Emílio Meyer, Colégio Professor Gustavo Schreiber e a Escola Estadual Marechal Ilha Moreira.

Informações da Scom/PMSL

Botão Voltar ao topo