Saúde

Hidratação é uma das dicas para evitar câimbras

As câimbras ocorrem pelas contrações involuntárias de um ou mais músculos e costumam ser dolorosas e repentinas, podendo durar de segundos até minutos. Normalmente se instalam nos membros inferiores tornando os músculos e tendões visivelmente contraídos. Segundo a Dra. Andrea Sette, clínica geral da unidade Itaim do Hospital e Maternidade São Luiz, não existe um tratamento especifico. “Recomenda-se aos pacientes que têm muitas câimbras a correção dos fatores que desencadeiam as dores”.

Em geral, as contrações musculares são causadas pela prática excessiva de esportes, uso exagerado da musculatura, desidratação, má circulação e baixas temperaturas, pois o frio age na musculatura deixando-a mais tensa e contraída, o que facilita a ocorrência de espasmos. Alteração hidroeletrolítica, definida pela falta de potássio, cálcio ou magnésio na dieta, também pode ser uma das causas.

Como não há tratamento, algumas formas de prevenção são sempre se manter hidratado, pois os músculos se contraem e relaxam com mais facilidade, se alongar antes e depois de práticas esportivas e manter uma alimentação balanceada.

Botão Voltar ao topo