Gastronomia

Inverno fitness: as sopas que acompanham a sua dieta esportiva

Com a mudança de temperatura, o inverno se aproximando, a alimentação tende a mudar também, com isso, as sopas entram na estação a todo vapor. São inúmeras opções que se encaixam em diferentes hábitos, gostos e restrições alimentares. E para quem segue dietas esportivas, de emagrecimento ou tem restrições alimentares, a nutricionista Gabriella Alves dá dicas de sopas ricas em nutrientes para fazer deste inverno um período saudável e saboroso.

Com as baixas temperaturas chegam também as doenças respiratórias e uma boa alimentação é essencial para prevenir gripes, resfriados e alergias (sinusite, rinite…). Nesse caso, a dica da Gabriella é uma sopa bem equilibrada composta de mais de uma fonte de vegetais e uma fonte de proteína. Vale lembrar que para temperar as especiarias e ervas naturais são importantes para evitar o consumo de temperos prontos, ricos em sódio e conservantes.

Mas será que uma sopa pode substituir o jantar, por exemplo? De acordo com a nutricionista é possível “se feita corretamente, contendo alimentos ricos em nutrientes e proteínas, uma sopa pode superar os benefícios de uma refeição sólida à noite”, afirma a nutricionista. Para quem visa emagrecimento, essa pode ser uma opção ainda melhor. Utilizando vegetais de baixo índice glicêmico, é possível manter-se nutrido e estimular o metabolismo.

Sopa pós-treino

Para quem pratica atividades físicas regularmente uma sopa pós-treino pode ser uma excelente opção para este inverno, mas de acordo com a nutricionista “é fundamental incluir uma fonte de proteína de alto valor biológico, podendo combiná-la com as demais proteínas, e ainda nutrientes essenciais para a recuperação muscular e hipertrofia, como aminoácidos, zinco e magnésio”. (Receita abaixo)

Praticidade e saúde

Mas para quem trabalha e não tem tempo para preparar as sopas diariamente que tal congelar? Para Gabriella o ideal é consumir no momento do preparo, mas se for congelada não tem grandes perdas nutricionais, e para equilibrar a dica é a “base” da sopa, congelar e no momento do consumo finalizar o preparo acrescentando somente os vegetais. . Isso facilita o preparo e ainda possibilita a diversificação dos nutrientes todos os dias. Ou seja, se torna uma forma prática de consumir sopa e você terá a cada dia uma diferente.

Preparem o edredon, o Netflix e uma cumbuca para se aquecer neste inverno e garantir a qualidade da sua alimentação na estação mais fria do ano.

Receita – Sopa pós-treino

  • 4 sopa de peito de frango desfiado
  • 3 colheres de sopa de quinoa
  • 1 batata baroa
  • 3 colheres de ervilha
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher de sopa de cebola picada
  • 2 colheres de azeite extra virgem
  • 2 colheres de sopa de tomate picado

Modo de preparo

Refoga o peito de frango com alho, cebola, tomate e azeite. Adicione a batata baroa, a quinoa, continue refogando e em seguida acrescente 1 e 1/2 litro de água e cozinhe até que se obtenha a consistência de sopa. Sirva com um fio de azeite.

Botão Voltar ao topo