Negócios

WTM Latin America: lançamentos, ativações e novidades do primeiro dia de evento

Os corredores tomados por visitantes e ativações promovidas pelos expositores de todo o mundo reforçaram o sucesso do primeiro dia da 6ª edição da WTM Latin America, que trouxe à capital paulista uma série de ativações promovidas pelos expositores. Entre os anfitriões brasileiros, tiveram o recifense Porto de Galinhas que lançou o projeto “Um mergulho em Porto de Galinhas”. Por meio de um dome inflável os visitantes puderam vivenciar uma experiência 360º deste destino tão requisitado pelos locais e turistas do exterior. Após o evento, o projeto seguirá em road show pelo Brasil, Argentina e Chile.

Outra novidade veio direto do Equador, destino que retornou à WTM Latin America em 2018 e promoveu degustações de comidas típicas em seu estande. Entre as delícias estão o logro de papa, ceviche de camarão, empanadas verdes (banana verde), sobremesa de três leites e também as tartaletas de atum. Além da gastronomia regional, o país apresentou show de sombreiros de paja toquilla (autêntico do Equador) e show de sombreros toquilla pintado a mano. O Peru, outro destino latino-americano presente no evento, realizou diversas ativações em gastronomia, esportes náuticos, natureza e arqueologia. Já o Chile promoveu uma degustação do drinque pisco sour e dos vinhos Valle de Colchagua e Cachapoal.

No estande da Turquia, teve a apresentação da arte Ebru, uma técnica tradicional do país. O artista turco Garip Ay recria obras de artistas famosos, como Van Gogh, com pinturas inéditas usando a técnica em água negra.

É neste clima que o evento está ainda mais colorido, com estandes para todos os gostos – incluindo também as culinárias asiática e brasileira, além de interações para os apaixonados pela cultura e história do Oriente Médio.

Para quem aprecia atrações norte-americanas, o luxo europeu ou as paradisíacas ilhas e praias brasileiras, degustou um pouco dessas novidades hoje no evento. Este é o tom presente em cada canto dos pavilhões Azul e Branco que dita o principal evento de turismo e viagens B2B para os dois próximos dias, 4 e 5 de abril.

Agenda e conteúdos

O primeiro dia começou com a presença de autoridades, em cerimônia de abertura, onde os executivos Luciane Leite, diretora da WTM Latin America, Fernando Fischer, Presidente da Reed Exhibition Alcantara Machado e Charlie Cracknell, Diretor Senior da Reed Travel Exhibitions, comentaram as novidades do evento e a importância do setor para os parceiros do mercado. Com diversos espaços para interação, rodadas de negócios e debates, o Corporate Travel Speed Networking ganhou destaque e elogios dos gestores de viagens. Don Williams, da Capemor Apartments, Reino Unido, reforçou a importância da WTM Latin America para promover estes contatos iniciais. “Temos o objetivo de expandir rapidamente a área de viagens corporativas. O Corporate Travel Speed Networking abriu diversas oportunidades neste sentido e realizamos ótimos contatos com grandes companhias multinacionais e outros players da região da América Latina neste segmento.”

Para quem busca conteúdo e inovação, o evento promoveu uma grade recheada de palestras e seminários. A agenda intensa sobre o mercado do turismo e suas interfaces trouxe o tema “Inteligência na Adversidade”, no espaço Inspire Theatre, ministrada pelo ultramaratonista e primeiro sul-americano a correr os quatros desertos mais extremos do planeta em 10 meses, Carlos Dias.

Na sequência, foi a vez de Marília Borges, analista de pesquisa da Euromonitor International, que falou sobre as mudanças de hábitos do consumidor. Marília comentou sobre a importância de eventos como a WTM Latin America: “encontros como estes são essenciais para a troca de ideias e definições de estratégias entre as grandes empresas do segmento de turismo da América Latina”, comentou Marília. Sobre o tema “Turismo na Era da Assistência”, Google ofereceu uma palestra ministrada por Aline Prado, Marketing Insights Lead da empresa. Por meio de análise qualitativa e quantitativa, o departamento focado em pesquisa da Google no Brasil traça o perfil de comportamento do consumidor num país onde existem 235 milhões de smartphones ativos. Daí a necessidade de fonte de dados altamente qualificada. A última palestra ministrada no espaço teve como foco o “Futuro da Indústria do Turismo” e foi conduzida pelo COO da Global Omnibees, Paulo Salvador. O executivo comentou sobre os desafios para o setor em uma era de mudanças líquidas e de competição extrema. “O desafio está justamente num equilíbrio”, destacou Salvador.

As palestras do Travel Tech Theatre foram também bastante prestigiadas durante o primeiro dia de evento.  Uma das primeiras trouxe o tema focado em tendências tecnológicas para eventos e suas aplicações, ministrada por Lilian Ronche, da Class Produções. A executiva comentou sobre as tendências tecnológicas presentes em eventos como a WTM Latin America: “o intuito dessas palestras é evidenciar o poder da tecnologia. Como o nosso foco é eventos, este é o lugar perfeito não só para nós, mas todos que compartilham as novas tecnologias e falam sobre tendências do mercado nesse sentido”, completou.  A última agenda do Travel Tech Theatre explorou o universo dos blogs de viagens e as possíveis parcerias existentes neste meio, com o blogueiro Túlio Bragança, membro da Associação dos Blogs de Viagem (ABBV).

Botão Voltar ao topo