NotíciasRio Grande do Sul

Prefeitura São Leopoldo inicia instalação de lâmpadas de LED nos bairros

O Programa Cidade Iluminada foi lançado pela Prefeitura de São Leopoldo, na terça-feira, 3 de abril, em ato realizado na sede da Sociedade Recreativa Bangu, bairro São João Batista. As ações envolverão manutenção e ampliação da rede, tratamento de pontos vulneráveis e eficiência energética. A cidade é pioneira no Rio Grande do Sul na instalação deste tipo de equipamento nas regiões periférica da cidade. Serão substituídas aproximadamente 5.400 lâmpadas de vapor de sódio por de LED. O investimento é de cerca de R$ 10 milhões com tempo estimado de três anos para conclusão.

De acordo com a diretoria de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) o projeto qualifica a iluminação na cidade e gera economia. As lâmpadas de 70 watts de vapor de sódio serão gradativamente substituídas por outras de 100 watts de LED que são mais econômicas e têm menor manutenção. A troca de componentes iniciou no bairro São João Batista, na parte da vila Otacília todas as lâmpadas já foram substituídas.

Uma das lideranças comunitárias presentes no ato, Vera Tambonera, agradeceu em nome da comunidade e saudou a iniciativa. “Diante de tantos aspectos negativos vemos uma ação que de fato melhora a qualidade de vida trazendo mais segurança para a circulação de pessoas e veículos”, comentou. Jocelino Fraga, mora há 53 anos na vila Otacília e disse que a troca melhorou muito a visibilidade noturna. “Desde o primeiro já percebemos que as lâmpadas novas são de excelente qualidade” disse.

O prefeito Ary Vanazzi afirmou que a manutenção das lâmpadas de LED é fácil, prática e possuem maior capacidade de iluminação. “A iluminação de mais potência gera maior visualização de vias, praças e demais espaços públicos. A iluminação pública é essencial à qualidade de vida nos centros urbanos, atuando como instrumento de cidadania, permitindo aos habitantes a ocupação de espaços públicos também no período noturno”, disse o prefeito.

O titular da Semurb, Sandro Della Mea Lima, falou sobre as vantagens apresentadas com a substituição das lâmpadas. “As lâmpadas de LED emitem uma luz com tonalidade mais branca, tem vida útil cinco vezes maior e gastam 60% menos energia. A população pode colaborar com a prefeitura na manutenção através do número 156 da Ouvidoria Municipal. Vamos intensificar a atuação em pontos vulneráveis para segurança pública como passarelas, praças, escadarias, abrigos de ônibus, viadutos, becos de servidão e demais espaços públicos com trânsito de pessoas”, destacou o secretário Sandro.

Também participaram do ato a secretária do Orçamento Participativo, Janaína Fernandes e o diretor-geral do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) Nestor Schwertner.
Iluminação Pública de São Leopoldo

O Parque de Iluminação Pública de São Leopoldo é composto atualmente em aproximadamente 25 mil pontos de luz em praças, parques, pontes, passarelas, ruas e avenidas.

Manutenção e Ampliação de Rede

A manutenção de luminárias (lâmpadas, reatores, fotocélulas, fiação e outros componentes) passa a contar com mais uma equipe de vistoria noturna. São três turnos de trabalho, das 08h às 18h, das 12h às 22h e das 20h às 04h.
O atendimento de protocolos ocorre em no máximo 48h após o pedido ser protocolado na Ouvidoria (respeitando as condições climáticas). Para solicitar a manutenção de iluminação pública a população tem a disposição o número 156. Também é possível utilizar o site da Prefeitura de São Leopoldo, no link Ouvidoria, ou pelo Facebook oficial em www.facebook.com/saoleopoldo.

Números de manutenção de iluminação de 2017:
Lâmpadas substituídas: 14.682 unidades
Luminárias novas instaladas: 1604 unidades
Pontos novos de iluminação: 33 pontos
Protocolos atendidos: 5624

Informações da PMSL

Botão Voltar ao topo