NotíciasRio Grande do Sul

Comemorações do Centenário de Lagranha em Canoas

Na segunda-feira (9), começam as homenagens ao centenário do ex-prefeito de Canoas Hugo Simões Lagranha. Uma solenidade, com a inauguração da escultura do homenageado, produzida pelo artista plástico e arquiteto Pedro Girardello, marca o início das comemorações. Com a presença de autoridades, a atividade, que ocorre na Casa dos Rosa, no Centro, também terá a abertura da exposição Alquimia Gráfica, assinada por Eliane Santos Rocha, filha de Lagranha.

Hugo Simões Lagranha

Iniciou carreira política em outubro de 1954, elegendo-se vice-prefeito de Canoas. Empossado no início do ano seguinte, ocupou o cargo até 1959, quando concluiu o seu mandato. No pleito de novembro de 1963, tornou-se prefeito do município, sendo empossado no início de 1964. Em 1973, Lagranha buscou experiência na Câmara de Vereadores, onde exerceu mandato entre novembro de 1973 e maio de 1976, quando renunciou. Em 26 de julho de 1983, voltou à Prefeitura de Canoas, nomeado pelo então governador Jair Soares. Em 12 de setembro de 1984, foi exonerado pelo mesmo governador.

Quatro anos depois, em 1988, Lagranha chegou ao quarto mandato, sendo eleito pela segunda vez por voto direto. Ficou no cargo até 1992. Em 1994, foi eleito deputado federal, exercendo mandato de 1º de janeiro de 1995 a 31 de dezembro de 1996, quando renunciou para concorrer novamente à Prefeitura de Canoas. Venceu o pleito, com mais de 85 mil votos, e chegou pela quinta vez ao comando do Executivo canoense.

Exposição Alquimia Gráfica de Eliane Santos Rocha

Nascida em Santana do Livramento, a artista Eliane Santos Rocha é pouco conhecida por seu estreito vínculo familiar com o homenageado, seu pai, Hugo Simões Lagranha. Artista premiada e reconhecida internacionalmente, é exímia gravadora em metal. Sua gravura fluida advém da espontaneidade de seu fluxo de inconsciente. Formas, traços, linhas e cores compõem em água forte e água tinta, imagens extremamente orgânicas.

As formas apresentadas remetem à natureza, em seu equilíbrio de cor e imagem. A Alquimia Gráfica não define a intencionalidade significante na obra da artista, dando ao público a tarefa de atribuir o significado da sua produção. A obra de Eliane Santos Rocha convida o público, obrigatoriamente, para sua conclusão. A significação de suas gravuras e completamente sujeita a quem as frui.

A artista recebeu 10 distinções; participou de mais de 40 salões nacionais e internacionais; realizou mais de 20 exposições individuais e mais de 100 coletivas. Em 2017, recebeu a medalha de honra da 16ª International Triennial of Small Graphic Forms, na Polônia. Santos Rocha possui atelier próprio, onde, desde 1993, produz as próprias tintas para impressão de suas gravuras em metal. A descendência de Hugo Simões Lagranha, em seu centenário, brinda Canoas com arte da mais elevada qualidade.

Botão Voltar ao topo