Variedades

Herodes, o rei cruel que amava arquitetura

Viagem incomum com arquitetura, arqueologia e história

De Herodes, rei da Judéia, lembra-se da violência eferente narrada por Josefo, um dos mais conhecidos repórteres da história. Obcecado com a suspeita do enredo, o rei condenou à morte os opositores, alegados espiões, incluindo uma esposa e algumas crianças. Sem mencionar o massacre dos filhos de quem Mateus escreve em seu Evangelho, mas dos quais aos historiadores não deixaram muitos vestígios. A reedição do romance “Masada”, de Maria Grazia Siliato e o volume “Arquitetura de Herodes”, escrito por Ehud Netzer, permite que você construa uma rota incomum para aqueles que visitam Israel, dedicada ao Rei Herodes, o rei cruel que amou a arquitetura.

Os projetos do rei entre arquitetura e diplomacia

Jerusalém, a reprodução em miniatura do Segundo Templo, feita para se expandir por Herodes – fotos de Irene Cabiati

Nem todo mundo sabe fato o que Herodes ambicionava ao ponto de tornar-se capaz de ser nomeado rei dos judeus e depois entrar nas boas graças de Augusto ao ser um amante da civilização greco-romana. Ele construiu obras importantes para congraçar-se, como um vassalo, a benevolência de Roma, mas também cidades como Sebaste (Samaria) em favor da população local e, especialmente, palácios e fortes que eram sempre vistas como impressionantes e palácios com quartos frescos, banheiros e piscinas cobertas com mosaicos.

Capa do livro de Ehud Netzer

Sempre que possível, mandava criar hortas e jardins com essências raras, cisternas e armazéns bem abastecidos com vinhos e cereais, úteis em caso de necessidade. O livro de Netzer descreve com precisão os projetos de Herodes, pesquisas em sítios arqueológicos, reconstrução de estruturas de engenharia e soluções arquitetônicas.

Em Jerusalém, pelo desejo de ser apreciado por seus súditos, o rei fez a expansão do Segundo Templo de Jerusalém, uma obra arquitetônica, também chamado de Templo de Herodes, que foi destruído pelo Imperador Tito, em 70 AD. Apenas o Muro das Lamentações foi salvo.

Cesaréia, sob os arcos do aqueduto, os banhistas procuram uma sombra

Para promover o comércio e as relações com Roma, Herodes construiu o porto de Cesaréia, onde não havia escassez da residência real junto ao mar, em seguida, engolido pelas ondas. Para a inauguração, o rei patrocinou os Jogos em homenagem a Augusto, para quem o templo também foi dedicado. O teatro, repetidamente remodelado, hoje abriga shows.

Anfiteatro de Cesaréia, hoje apresenta shows

O túmulo fatal

Herodes não negligenciou a arquitetura de suas residências em todos os lugares. Os três palácios construídos em Jericó (na Cisjordânia) são luxuriantes como residências de inverno. Um mais lindo que o outro, como se o rei quisesse se desafiar continuamente: aqui também, além da solenidade da construção e da vastidão das piscinas, um imenso jardim de plantas raras, mas também essências balsâmicas. No local se reuniu o exército quando Herodes morreu: o cortejo fúnebre partiu a pé para 40 km de caminhada para Herodion, local da  fortaleza-residência com edifícios de arquitetura muito interessantes, bunkers subterrâneos que Herodes havia feito quase enterrados na barriga de uma colina artificial.

A última residência do rei cruel foi fatal para Netzer. De fato, o arqueólogo morreu em 2010 devido a uma queda acidental em Herodium, o local onde durante anos ele havia revistado e encontrado o túmulo de Herodes.

Masada, uma história de resistência

O modelo de bronze da fortaleza de Masada com o edifício do norte erguido em degraus esculpidos na rocha

Massada é uma fortaleza com vista para o Mar Morto, agarrada a um pico de rocha sobre o qual Herodes ergueu (entre 35 e 15 aC) um dos mais belos exemplos de seu gosto arquitetônico: não apenas um refúgio seguro em uma posição estratégica no deserto, mas também uma residência confortável onde a água nunca faltava, na verdade serviu para irrigar os jardins, armazéns de suprimentos de comida, vinho, armas e edifícios bem arejados sobre uma imensa paisagem. Se você gosta comodidade, faça como milhares de turistas que todos os dias sobem no planalto por teleférico. Outros preferem o Caminho da Serpente, uma caminhada sinuosa que vale a pena fazer de madrugada e depois apreciar o nascer do sol.

Da fortaleza, o olhar abraça a vastidão do deserto e além do Mar Morto

A fortaleza também foi palco de um acontecimento histórico no período após Herodes. Maria Grazia Siliato narrou em sua novela intitulada “Masada”, na qual evoca um dos episódios mais impressionantes da resistência judaica contra a invasão romana. A arqueóloga e escritora de romances históricos (recentemente falecida) em uma entrevista defendeu seus trabalhos dizendo: “Meus romances não são romances para Dan Brown, tudo está documentado”.

A capa do livro de Maria Grazia Siliato

Estamos no 73-74 dC, a décima legião liderada por Lucio Flavio Silva acampada ao pé da fortaleza: 15.000 homens estão inutilmente cercando judeus rebeldes, por três anos, que haviam se refugiado lá.

A história se concentra nas últimas horas antes do assalto decisivo. a comunidade encontra o homem encarregado de enterrar metade de uma placa de cobre gravada com o mapa de um imenso tesouro: as antigas escrituras religiosas escondidas em jarros (incluindo os manuscritos de Qumram ou pergaminhos do Mar Morto) e o ouro que servirá para reconstruir o Terceiro Templo de Jerusalém, quando o povo judeu estiver livre. O tempo está se esgotando e todos sabem que em breve o cerco abrirá um abismo de morte e sangue, mas também um destino de escravidão: por essa razão, a comunidade decide se sacrificar em um suicídio coletivo.

Quando os romanos atravessarem a última muralha, ficarão estupefatos com a visão de cerca de 960 mortos (mas algumas investigações sugerem que eram menos). A história está entrelaçada com a reunião de um pesquisador e um estudioso que investiga o imenso “moedor de carne da história” e a dor da humanidade para identificar as verdadeiras razões por que Jesus foi condenado e a relação entre judeus e cristãos.

 

Botão Voltar ao topo