NotíciasRio Grande do Sul

Batata tem o maior aumento de preço em abril em SL

A pesquisa do Procon realizada em abril apontou o aumento de 95,84% no valor da batata em comparação com o mês de março. “Este produto liderou a pesquisa como o item de maior variação mensal”, apontou o pesquisador Diefrei Boaventura. Já o produto que apresentou a maior queda de preço foi o sabão em barra (200 gramas) com redução de 20,53%. O custo da cesta básica teve um aumento de 0,27% em comparação ao mês anterior.

O levantamento foi realizado em quatro fornecedores de São Leopoldo, no segmento de supermercados. A metodologia utilizada foi identificar a marca e o menor valor de 27 itens que compõe a pesquisa, levando-se em consideração o consumo médio de quatro pessoas. “Com a pesquisa, temos o objetivo de estimular os consumidores a realizar uma prévia pesquisa de preços e demonstrar que esta prática pode resultar em economia no orçamento doméstico”, ressaltou o diretor do Procon, Clovis Okada.

A pesquisa mensal do Procon serve como um parâmetro dos preços médios praticados no munícipio. Segundo a chefe de atendimento de Procon, Anajara Nowatzki, o consumidor poderá obter resultados ainda mais surpreendentes, aumentando os estabelecimentos pesquisados. Porém, aconselha os consumidores para que sempre se atentem a validade dos produtos: “Muitas vezes, o fornecedor expõe produto próximos do vencimento, com valores muito atrativos”, alerta a servidora.

Para acessar a pesquisa completa, clique aqui.

Botão Voltar ao topo