CASANEWS

Mobilidade no décor

Fáceis de deslocar, estruturadas com materiais leves e duráveis, as peças versáteis também são resultado de um projeto de design pensado em todas as etapas de uso. Inclusive a possibilidade de mudança de casa ou viagem. Projeto Delpizzo Arquitetura (Crédito Mariana Boro)

A vida mais dinâmica desperta também a vontade de ter uma casa mais flexível. Para a arquiteta Cristian Delpizzo, do escritório Delpizzo Arquitetura, o comportamento reflete o desejo de mudança, muito mais presente nos dias de hoje.

E tem a ver com a liberdade de experimentar novas soluções, locais, cidades e layouts nos lares.

“O desapego torna-se essencial para uma vida cada vez mais arrojada. Com isso, o mobiliário da casa está se transformando. Fica mais leve, funcional e personalizado.

A forma, a função e a qualidade são fundamentais para que este mobiliário seja útil, durável e que sirva ao seu propósito dentro da rotina. O fato da peça poder ser levada para vários espaços e adaptar-se para muitos usos também é uma postura sustentável.

A casa contemporânea está sempre em movimento e o móvel deve acompanhar esta evolução”, comenta.

A mobilidade é característica cada vez mais decisiva na escolha dos móveis. Aliada à funcionalidade, que concentra mais de uma utilidade na mesma peça, tem sido a aposta de profissionais nos projetos de interiores. ” Interessa o móvel com várias finalidades, como por exemplo, um sofá com encostos móveis para configurar vários tipos de uso.

Ou mesas de centro que podem servir para o trabalho ou laterais. ​M​esas de jantar que servem de mesa de trabalho ou aparadores quando colocadas em diferentes lugares”.

Porém, para que um móvel seja considerado versátil devem ser observados os materiais que o estruturam, elementos que facilitam o deslocamento sem danificar o piso e até a montagem e desmontagem da peça.

“O bom design entra aí, pensando em todas essas etapas do projeto, não apenas a estética. Inovando em materiais duráveis e leves e prevendo que as mudanças de casa são cada vez mais frequentes. O deslocamento dos móveis também permite que seja feita uma limpeza mais eficaz, como também evita que paredes criem patologias pela falta de ventilação. A flexibilidade atende diversas necessidades”, pontua o designer.

Botão Voltar ao topo