Rio Grande do Sul

Salvador do Sul elabora novo projeto turístico

Próxima reunião de trabalho ocorre nesta quinta 12/04

A criação de um novo projeto turístico para Salvador do Sul está a todo vapor. Uma semana após o primeiro encontro, realizado no último dia 04, no Hotel Candeeiro da Serra em Salvador do Sul, já foi marcado para o dia 12 de abril, no mesmo local, a partir das 9 horas a reunião que definirá uma entidade que dará seguimento ao projeto turístico salvadorense.

Na reunião do dia 04, o prefeito Marco Eckert, vice-prefeito Leo Haas, secretária da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, Elaide Petry Löff, extensionista da Emater/Ascar-RS de Salvador do Sul, Teresinha Lunckes Stein, Fernanda da Costa Silva, turismóloga e assistente técnica estadual de turismo rural da Emater, Elizângela Teixeira, assistente técnica rural do setor social da região de Lajeado da Emater, empresários de diferentes ramos, como hotelaria, gastronomia, e lideranças locais prestigiaram o encontro para juntos encontrarem uma solução de revitalização do turismo local. O prefeito Marco lembrou da importância do investimento no turismo e o quanto isso pode reverter positivamente na economia do município. “Por isso colocamos a Administração Pública à disposição para ajudar neste projeto”, destacou.

Grande público prestigiou a primeira reunião para elaboração de novo roteiro turístico em Salvador do Sul

A turismóloga da Emater Fernanda afirmou que mesmo sendo sua segunda vez no município, já conseguiu constatar o potencial turístico. “O potencial turístico de Salvador do Sul está caindo de maduro. Vocês tem aqui cultura muito ativa, que é a germânica, prédios históricos e belezas naturais. Tem adequações a fazer sim, mas o mais importante já está pronto”, destacou. A secretária da pasta, Elaide, informou que desde o último ano vem trabalhando para valorizar os empresários que já investem no turismo em Salvador e abriu espaço para novos interessados. “Em um painel ocorrido na Festur, em novembro passado, demos o pontapé inicial para a retomada do turismo local, inclusive no roteiro microrregional Caminho das Velhas Colônias. Também, por iniciativa da prefeitura de Salvador do Sul está sendo realizado um curso sobre turismo rural ofertado para os cinco municípios”, lembrou Elaide.

Na oportunidade ainda foi apresentado pela extensionista da Emater, Teresinha, um relatório do turismo desde 2003 e dados sobre o número de turistas que visitaram o município no período. No final, em discussão aberta foi determinado que deverá ser elaborada uma entidade com participação de diferentes esferas, com representantes do empresariado local, órgão público e demais interessados no desenvolvimento do turismo, para que possa dar seguimento no projeto independente do governo político em andamento.

Botão Voltar ao topo