NotíciasRio Grande do Sul

Novos equipamentos qualificam serviços da Atenção Básica

Os serviços de Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social estão sendo qualificados com novos equipamentos eletrônicos. A instalação dos computadores está prevista para ocorrer até o final de mês de abril. O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, e a secretária Ângela Machado, visitaram o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nordeste nesta quarta-feira, 11 de abril. O prefeito conversou com um grupo de idosos e respondeu alguns questionamentos.

De acordo com Ângela Machado, foram adquiridos 36 computadores que vão contemplar vários serviços da rede, incluindo unidades das secretarias de Saúde e Educação. O valor total investido foi de R$ 260.100,00. Além dos computadores administrativos, foram adquiridos 10 notebooks, três impressoras multifuncionais e um servidor de dados. “Esta demanda já estava pendente desde 2015”, ressaltou a secretária.

O recurso utilizado provém do Governo Federal, através do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do Programa Bolsa Família. Este é um recurso de apoio à gestão nos municípios, com periodicidade mensal, transferido de acordo com os índices de execução do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único. O planejamento para utilização é feito pelo Comitê Intersetorial local, composto pelas três secretarias envolvidas: Saúde, Educação e Desenvolvimento Social.

Para a coordenadora do Cras Nordeste, Sirlei de Oliveira, os equipamentos fazem toda a diferença para o trabalho da equipe técnica e recepção dos usuários do Sistema Único da Assistência Social (Suas). “Os Cras realizam o serviço de caráter preventivo, pró-ativo e protetivo às famílias dos territórios. Equipamentos defasados geram morosidade no atendimento das famílias, pois todo o sistema é informatizado”, salientou.

O chefe do Departamento do Cadastro Único, Gregori Soranso, e a diretora de Proteção Social Básica da SDS, Bruna Lucas acompanharam a visita.

No final de março, quando teve início a entrega dos equipamentos, a secretária visitou o Cras Norte. O coordenador do serviço, Emerson Costa da Rosa, destacou que os equipamentos são importantes para o acesso às informações do sistema do Cadastro Único do Bolsa Família. “Vamos ter mais facilidade. Temos uma grande demanda com mais de oito mil famílias referenciadas na região, que compreende Campina, Arroio da Manteiga/Santa Marta, Antônio Leite, Scharlau/ Bela Vista”, destacou.

Informações da PMSL

Botão Voltar ao topo