Saúde

Quatro sinais de que o seu filho pode estar com problemas auditivos

Otorrinolaringologista Fayez Bahmad, do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia (Iborl), alerta que é preciso observar o comportamento dos pequenos durante as aulas

A volta às aulas é sempre um período de readaptação para as crianças. Mesmo após meses de estudo, é preciso que os pais e professores estejam atentos às atitudes dos pequenos. O médico otorrinolaringologista Fayez Bahmad Jr, do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia (Iborl) alerta que a falta de interesse e desatenção pelo conteúdo escolar podem ser sinais de problemas auditivos.

“Toda criança em idade escolar deve ser submetida a exames audiológicos anuais. A audiometria é um exame rápido, simples e barato. Ele identifica o tipo e o grau de surdez. Mas em muitos casos de perda auditiva leve os pais e os professores podem não ser capazes de identifica-la. Por isso, é de extrema importância estar atento ao comportamento da criança”, explica.

Segundo Bahmad Jr, os pequenos podem apresentar alguns sinais dentro da sala de aula:

1- É necessário atenção se a criança está desinteressada ou desatenta às aulas;
2- Se tem dificuldade ou reduziu seu desempenho escolar;
3- Se está irritada ou com comportamento diferente do normal;
4- Ou ainda, se tem dificuldades de linguagem ou de fala.

Ele explica que os problemas auditivos nessa faixa etária estão muitas vezes relacionados à perda auditiva de causa genética ou alérgica/inflamatória, como a otite media serosa.

O tratamento
De acordo com o otorrino, o tratamento varia de acordo com a causa. “No caso de perda auditiva genética os pais serão aconselhados e a criança deverá iniciar o uso de aparelhos auditivos. Já no caso de perda auditiva alérgica/inflamatória como a otite media serosa, o médico otorrino deverá iniciar um tratamento clínico específico que poderá curar a criança. Mas em alguns casos pode ser necessário a cirurgia de colocação de tubos de ventilação nas membranas timpânicas”, relata.

O médico acrescenta que a perda auditiva durante a infância é um problema frequente. “Grande parte das crianças brasileiras portadoras de perda auditiva não tem acesso ao diagnóstico ideal e precoce, e o tratamento na maioria das vezes é tardio. Isso prejudica muito o desempenho escolar dessas crianças. Por isso, os pais devem procurar um médico otorrinolaringologista para que ele seja capaz de identificar a causa da perda auditiva e trata-la precocemente”, finaliza Bahmad.

Botão Voltar ao topo