NotíciasRio Grande do Sul

Sistema de Compartilhamento de Bicicletas

Diretoria de Mobilidade Urbana inicia planejamento para a implantação do serviço em Novo Hamburgo

Cada vez mais presentes nas cidades brasileiras, as bicicletas mostram-se eficazes nas políticas de mobilidade urbana. Seguindo essa tendência, a Diretoria de Mobilidade Urbana de Novo Hamburgo inicia o trabalho de planejamento e concepção do Termo de Referência do Chamamento Público, em caráter experimental, para a implantação do Sistema de Compartilhamento de Bicicletas no município.

Conforme o diretor de Mobilidade Urbana, Nelson Dietrich Junior, o objetivo geral é planejar um sistema de bicicletas compartilhadas no Município, dotando a cidade de um método de locomoção complementar e integrado aos demais, promovendo meios de transportes não poluentes, de custos acessíveis, de baixo impacto para o ambiente urbano e benéficos à saúde. A implantação visa também promover a cultura do uso da bicicleta, que paulatinamente, auxiliará na redução do uso predominante do automóvel. O sistema que é adequado para pequenos deslocamentos urbanos, favorece a melhoria da qualidade de vida e promove a mobilidade urbana sustentável.

A Diretoria de Mobilidade Urbana é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, liderada pela secretária Roberta Gomes de Oliveira.

Botão Voltar ao topo