Saúde

Leite é indicado para todas as idades

Rico em cálcio, proteínas e vitaminas, o leite é fundamental para a formação e manutenção dos ossos e dentes, além de prevenir a osteoporose, ajudar na preservação de massa muscular e também acelerar o processo de emagrecimento. Mesmo sendo um alimento consumido desde a infância e que na maioria dos casos deve estar presente na dieta até a terceira idade, ainda há muitas crenças equivocadas quando se fala do leite.

Recentemente, algumas pesquisas questionaram o consumo do leite na idade adulta. Outras apontaram que as propriedades nutricionais do leite UTH são perdidas após o tratamento térmico. No entanto, a nutricionista Ana Beatriz Barrella alerta que há muitas informações errôneas envolvendo o leite. Para acabar com essas dúvidas, a nutricionista esclarece o que é verdade ou mito em alguns tópicos polêmicos sobre o leite. Confira!

 O consumo de leite pode ajudar no emagrecimento?

Verdade. Artigo publicado no Journal of the American College of Nutrition afirma que o leite pode ajudar na perda de peso. O estudo mostra que populações de diferentes faixas etárias que consomem leite são mais magras e tem menos tendência a serem obesas. O artigo sugere que essa relação pode ser atribuída ao cálcio presente no leite que pode estimular a redução de gordura no organismo.

Adultos não devem ou não precisam tomar leite?

Mito. O consumo de leite é recomendado em todas as fases da vida. A ingestão adequada de leite nessa fase, cuja recomendação é de três copos por dia, pode ser benéfica sob vários aspectos incluindo a consolidação da formação da massa óssea para adultos jovens e a desaceleração da perda de massa óssea para terceira idade, além da prevenção a osteosporose entre outros. Assim, com exceção daqueles que apresentam intolerância ou alergia ao leite, os quais devem controlar ou mesmo evitar seu consumo, com o auxílio de médico e nutricionista, cada vez mais estudos têm comprovado que o leite deve fazer parte da alimentação humana durante toda a vida.

O leite é indigesto para adultos?

Mito. Uma das possíveis razões para que este desconforto aconteça é o conteúdo de proteínas e gorduras característicos dos alimentos fonte de proteína, que demoram a serem digeridos e por isso podem causar algum tipo de desconforto. Nestes casos pode-se optar pela versão semidesnatada.

O leite auxilia no crescimento e desenvolvimento das crianças?

Verdade. O cálcio presente no leite é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de ossos e dentes, além disso, a proteína presente neste alimento participa da formação de todos os tecidos do corpo.

As propriedades nutricionais do leite UHT são perdidas após o tratamento à alta temperatura?

Mito. Esse fato já foi bastante estudado pela literatura científica e agências de saúde nacionais e internacionais, que apresentam evidências de que não existe prejuízo nutricional significativo após o tratamento térmico aplicado ao leite UHT. A influência do processo UHT sobre as vitaminas são bastante variáveis dependendo da resistência de cada uma delas ao calor. Por exemplo: a vitamina A tem o seu conteúdo diminuído em apenas 0,25% no processo UHT. As que mais se perdem são as vitaminas do complexo B (perda de 5 a 10%) e a vitamina C (10 a 20% do teor original).

Botão Voltar ao topo