Geral

Faça você mesmo: ferramentas para fazer trabalhos em casa

Ter uma oficina de marcenaria em casa tem se tornado cada vez mais comum na vida das pessoas. Os trabalhos manuais são encarados como hobby para alguns e como terapia para outros. Este público é conhecido como Maker ou DIY – Do it Yourself (faça você mesmo) e não para de crescer. E a procura por ferramentas de qualidade cresce na mesma medida.

“Os adeptos do DIY estão cada vez mais exigentes com as ferramentas usadas e preferem ferramentas de qualidade profissional, pois facilitam o trabalho e são muito mais duráveis”, comenta Djalma Dias, proprietário do Galpão 85, um espaço de coworking que reúne o público Maker em São Paulo.

A procura pelas ferramentas é justificável, já que a boa qualidade é fundamental para que o trabalho final fique bem feito, seja executado de maneira mais fácil, rápida e para que o operador dessas ferramentas tenha segurança durante todo o processo de execução.
Para começar a colocar a mão na massa, alguns produtos são considerados os mais básicos e indispensáveis como furadeira, alicate, chave de fenda, martelo, entre outros. O melhor acabamento de ferramentas profissionais e a maior durabilidade do material com o qual elas são feitas são trunfos para quem se aventura no mundo maker. Mas existem outras ferramentas que muitos não conhecem, mas também facilitam o trabalho.

Grampo de aperto: Parceiro indispensável

Um dos destaques entre as ferramentas para marceneiros profissionais e os de fim de semana são os grampos, considerados “parceiros indispensáveis”. Eles servem para segurar as peças no lugar certo para colagem, corte, fixação e marcações.
“O grampo é essencial para que duas peças fiquem pressionadas até secarem, no caso de colagem, ou para que não saiam de posição, quando se está parafusando. É indispensável para quem está começando a montar uma oficina”, explica Marcos Lima, Projetista da Apex Tool Group, empresa que fabrica e comercializa marcas líderes da indústria de ferramentas.

Já os chamados grampos de aperto rápido facilitam um pouco mais a vida do usuário. A ferramenta foi lançada pela marca Lufkin há dois anos e entre as vantagens estão a versatilidade, a resistência e a agilidade que proporciona ao trabalho. Enquanto os grampos comuns têm sistema de rosca, o que exige paciência e tempo para prender as peças, o grampo de aperto rápido tem um gatilho que permite apertar e desapertar o grampo com apenas uma mão e de forma muito mais ágil.
“Praticidade é um elemento importante tanto para o hobista quanto para o profissional. A Lufkin tem trabalhado fortemente em inovação para permitir que se realize o mesmo trabalho com muito mais facilidade, precisão e agilidade. Dificuldade é coisa do passado. ”, diz Priscila Cunha, Coordenadora de Marketing de Produto Lufkin.

Além de possibilitar o trabalho com apenas uma mão para apertar ou desapertar o grampo, a marca desenvolveu o sistema Connect, que possibilita a junção de dois grampos, como se fosse uma morsa, facilitando o trabalho de materiais em diversos ângulos. A força do grampo de 227kg também chama atenção. Esta ferramenta possui uma superfície emborrachada, que não danifica o material a ser prensado. Por ser removível, ao tirar as borrachas, o grampo serve também para prender canos e tubos. “O grampo de aperto rápido Lufkin tem sido utilizado diariamente há quase 2 anos pelo Galpão 85 e ainda parecem novos. A praticidade no dia a dia é incomparável”, conta Djalma.
Outra funcionalidade importante é que o grampo Lufkin pode ser usado como um extensor, o que ajuda na instalação de batentes, por exemplo.

Por sua versatilidade e durabilidade, o grampo de aperto rápido da Lufkin atende os profissionais de marcenarias, construção e indústrias, mas também o usuário DIY, que está cada vez mais adepto às ferramentas de qualidade profissional. “Este produto é homologado em diversas indústrias e temos certeza de que os marceneiros e usuários DIY que ainda não conhecem a ferramenta, vão aprová-la. Temos 5 medidas disponíveis, que vão de 6” à 36”, permitindo utiliza-los na montagem de peças de diferentes tamanhos”, comenta Priscila.

Botão Voltar ao topo