Saúde

Diabetes: exame de glicose regular ajuda a prevenir a doença

Mais de 15 milhões de brasileiros convivem com o diabetes, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes. Além disso, segundo informações do Ministério da Saúde, cerca de 50% dos brasileiros, com a doença, não sabem que são portadores, uma vez que os sintomas só aparecem quando o problema já está em estágio avançado. Por isso é importante realizar o teste glicêmico – exame que detecta a quantidade de açúcar no sangue – regularmente.

O teste glicêmico é feito com uma gota de sangue na ponta do dedo. Não dói e é muito rápido: o resultado sai entre 60 e 90 segundos, variando de acordo com o aparelho de medição utilizado.

Não precisa ser feito em jejum

Existem diferentes indicações para o teste glicêmico, mas sua essência é acompanhar os níveis de açúcar no sangue no decorrer do dia. Por isso, ele não precisa ser feito, necessariamente, em jejum.

Ajuda na detecção de diabetes

Os testes de glicemia, junto com outros exames periódicos, detectam alterações nos níveis de açúcar no sangue, possibilitando o diagnóstico e controle do problema antes do aparecimento de maiores consequências. O diagnóstico precoce é muito importante, pois pequenas modificações na alimentação,  como a redução do consumo de açúcares além da prática de atividade física, podem contribuir para a não evolução da doença e assim prevenir a necessidade de uso de medicamentos.

O diabetes é caracterizado quando a glicose está presente em grande quantidade no sangue, por uma deficiência na ação da insulina, hormônio responsável pela captação do açúcar pelas células. Quando controlada e tratada adequadamente, pode não causar nenhum dano mais grave à saúde do paciente, porém, quando o controle não é rígido, pode acarretar problemas sérios.

Além de exames e testes periódicos para o controle da glicemia (ou dos níveis de glicose no sangue), uma rotina de exercícios físicos e uma alimentação saudável, com redução da ingestão de açúcar, também são essenciais para prevenir e controlar o diabetes tipo 2. Os adoçantes dietéticos são importantes aliados para reduzir o consumo de açúcar, mas sem abrir mão do sabor doce dos alimentos: eles não aumentam a glicemia  (ou a glicose no sangue) e ainda têm a vantagem de não conter calorias, sendo especialmente indicados para pessoas que precisam restringir os açúcares da dieta (pessoas com diabetes ou pré-diabetes).

Tags
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios