Geral

Lipoaspiração não é método de emagrecimento

Levantamento clínico aponta que cerca de 60% dos pacientes não conseguem manter os resultados da retirada de gordura

A lipoaspiração, principal técnica para acabar com a gordura localizada no abdômen, quadris e coxas, melhora o contorno corporal, mas não deve ser empregada para o emagrecimento do paciente. Esse é um dos enganos mais comuns de quem procura o procedimento. Um levantamento clínico realizado pelo cirurgião plástico Bruno Herkenhoff, coordenador do curso para obtenção do título de especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), constatou que 60% dos pacientes submetidos à lipoaspiração não mantêm os resultados por muito tempo. Segundo o estudo, 30% dos que se submetem à lipo retornam ao consultório para um novo procedimento cerca de um ano depois, muitas vezes, no mesmo lugar do corpo.

O resultado do levantamento levou o médico a iniciar uma campanha de conscientização sobre a importância de mudar hábitos e também a percepção de que a lipo serve como método de emagrecimento. Bruno Herkenhoff ressalta que a cirurgia é indicada para retirada do excesso de gordura que, dificilmente, é eliminado com dietas balanceadas e práticas de exercícios físicos.

Planejamento 

O cirurgião Bruno Herkenhoff sinaliza, ainda, que é importante fazer um planejamento para se submeter à cirurgia. Em muitos casos, segundo ele, quem procura a lipoaspiração é orientado a perder peso. “As pessoas, na maioria das vezes, marcam a consulta querendo operar na semana seguinte. Mas, além do tempo necessário aos exames pré-operatórios, pacientes com sobrepeso precisam emagrecer, pois uma lipo segura retira, no máximo, cinco ou seis quilos. É realmente necessário que se entenda que lipoaspiração não é método de emagrecimento”, afirma o médico. Ele ressalta que não há risco em se submeter a uma nova lipoaspiração em um ou dois anos. Na sua avaliação, o principal impacto é emocional.  “A cirurgia é um investimento grande na vida do paciente: financeiro, de tempo e de saúde. Há grande frustração quando, pouco tempo depois, ele se vê novamente com a gordura que retirou. Só que, por mais que trabalhemos sua consciência a respeito de que é necessário manter os resultados do procedimento, na maioria dos casos, falta força de vontade por parte do paciente”.

Confira a lista dos erros mais comuns:

  • Acreditar que a lipo é um método de emagrecimento. Sua indicação é para retirada de gordura localizada.
  • Esperar que depois da lipoaspiração não voltará a engordar. A lipoaspiração, assim como outros procedimentos estéticos, exige reeducação alimentar e atividade física. Se o paciente não se controlar, vai ganhar peso de novo!
  • Imaginar que será possível retirar toda a gordura localizada. A cirurgia prevê um limite de volume aspirado determinado por resolução dos Conselhos de Medicina. O volume aspirado não deve ultrapassar 5% a 7% do peso corporal.
  • Achar que a lipo é algo tão simples que pode ser feito em consultório médico. Os conselhos de medicina e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) proíbem este tipo de situação. Para segurança do paciente, a lipoaspiração só deve ser realizada em centro cirúrgico, em hospital com estrutura para uma eventual emergência.
  • Procurar realizar o procedimento com profissional não qualificado. Os conselhos de medicina determinam na Resolução N 1711 parâmetros de segurança na lipoaspiração. É necessário treinamento específico para a sua execução, além de ter habilitação prévia em área cirúrgica geral e em cirurgia plástica.
  • Não considerar a necessidade de realizar exames antes da cirurgia. Como em qualquer procedimento cirúrgico , o médico deve pedir exames pré-operatórios e realizar a cirurgia em local com boa estrutura. Importante: o procedimento deve ser feito com cirurgiões plásticos habilitados e credenciados na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Ignorar a necessidade de cuidados após a lipo. Deve-se fazer o pós-operatório correto para uma boa recuperação e bom resultado. O paciente precisa usar cinta modeladora e fazer repouso, além de manter boa hidratação e alimentação. A drenagem linfática é indicada para ajudar a desinchar e evitar a formação de nódulos.
Botão Voltar ao topo