RS

Torneio de Taco é novamente atração na Festa do Trabalhador em Canoas

Taco, bets, bate-ombro ou tacobol, não importa o nome atribuído à brincadeira, todos conhecem o jogo que envolve duas duplas, dois tacos, dois alvos e uma bola. Atividade que marcou a infância e a adolescência de muitas pessoas entre as décadas de 1980 e 1990, o jogo de taco volta a ser atração na Festa do Trabalhador de Canoas, no dia 1º de maio, no Parque Eduardo Gomes.

Inscrições aqui.

A Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL) já abriu as inscrições para o segundo Torneio de Taco, que podem ser realizadas até o dia 26 de abril no site da Prefeitura. Este ano, as categorias são feminino e masculino acima de 16 anos, não havendo duplas mistas. O credenciamento para o evento acontecerá até às 8h, mediante a apresentação de documento de identidade, e o torneio inicia às 9h. Cada atleta deverá levar seu taco, com o limite máximo de sete centímetros de largura, e não será permitida a substituição de integrante faltante por outro. Os vencedores recebem troféu e medalha.

A primeira edição, em 2017, contou com a participação de 50 duplas. Os vencedores na categoria adulto foram Guilherme Rodrigues e William Thiesen. Na categoria Master, o título ficou com a dupla Luciano Ilha e Charles Pierre. Já entre as mulheres, as vitoriosas foram Bruna Lima e Susana Pires.

Um dos campeões de 2017, William Thiesen, afirma que o jogo de taco marcou sua infância com amigos, irmãos e primos. Além disso, algumas semanas antes da inscrição para a primeira edição do torneio, William e Guilherme haviam jogado juntos em uma disputa entre amigos e venceram seis jogos seguidos, o que os motivou a participar da competição. “Eu e o Gui ainda não perdemos jogando juntos e entramos para o torneio imaginando que poderíamos sair vencedores”, ressalta. Em tom de brincadeira, William diz que a dupla provavelmente não participará neste ano para dar chances a outros competidores, mas reitera o convite a todos os interessados: “é um dia de muita nostalgia da infância, de alegria e de diversão, por isso, asseguro que vale a pena participar do torneio. Todos estão convidados a se inscrever no site da Prefeitura”.

Regras

O jogo de taco conta com duas duplas: os rebatedores, que detêm os tacos, e os lançadores, que ficam com a bola. O objetivo para a dupla rebatedora é defender o alvo dos arremessos adversários, rebatendo a bola e cruzando os tacos no meio do campo. Ao passo que, para a equipe lançadora, a finalidade é tentar derrubar um dos alvos da equipe adversária com o lançamento da bola. Conseguindo derrubar, os lançadores conquistam os tacos e têm a chance de rebater a bola e fazer pontos.

Ganha a dupla que conquistar primeiro 24 pontos. A disputa é por eliminatória simples. Cada cruzada de taco vale dois pontos e a conquista do taco vale um ponto. A área do jogo compreende uma distância de 15 a 20 metros de uma casinha à outra – distância varia conforme a categoria. As quatro últimas duplas disputarão o 1º, 2º e 3º lugares.

Mais informações: (51) 3236-1902

Tags

Artigos relacionados

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios