Geral

Políticas protecionistas dos EUA submetem-se a interesses de monopólios

Livro de Thiago Lima mostra como a política de subsídios transformou a agricultura dos Estados Unidos e exportou ao mundo um novo sistema agroalimentar global

Pensar a respeito dos motivos que levam à consolidação de políticas agrícolas protecionistas tem papel fundamental para o Brasil, expoente nas relações internacionais como potência do agronegócio e referência para a pequena agricultura familiar. É este caminho que Thiago Lima trilha em O protecionismo agrícola nos Estados Unidos: Resiliência e economia política dos complexos agroindustriais, lançamento da Editora Unesp, quando pretende mergulhar na política de protecionismo agrícola norte-americana, com atenção especial à proteção levada a cabo na forma de subsídios.

“Com efeito, apesar de apresentarem-se sempre como os grandes campeões do livre-comércio, os Estados Unidos têm se negado sistematicamente a desmontar o seu amplo e complexo sistema de subsídios agrícolas, mesmo que essa atitude se traduza em desgaste no relacionamento com parceiros comerciais e aliados políticos”, escreve Sebastião Velasco e Cruz, no Prefácio.

Ao longo de seis capítulos, Lima constrói um poderoso argumento teórico, congregando conhecimentos de diversas vertentes da ciência política e palmilha caminhos da sociologia econômica, economia agrícola e história socioeconômica da agroindústria nos Estados Unidos. Paralelo a isso, sublinha Paris Yeros, da UFABC, na orelha do livro, o autor ainda analisa “de maneira inédita, a diversidade de funções que o setor agrícola passou a cumprir justamente nos Estados Unidos, centro da economia mundial pós-guerra”.

O livro integra a Coleção Estudos Internacionais, com mais de 20 livros dedicados ao estudo de grandes temas da área ligados à política, à economia e à sociedade.

Sobre o autor – Thiago Lima é professor do Departamento de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da UFPB. É doutor em Ciência Política pela Unicamp, mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação “San Tiago Dantas” (Unesp, Unicamp, PUC-SP) e graduado em Relações Internacionais pelo Unibero. Atua como pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU) e é coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Fome e Relações Internacionais (FomeRI) da UFPB.

TítuloO protecionismo agrícola nos Estados Unidos: Resiliência e economia política dos complexos agroindustriais
Autor: Thiago Lima
Número de páginas: 203
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 62,00
ISBN: 978-85-393-0711-1

Botão Voltar ao topo