NotíciasRio Grande do Sul

Adra Brasil realiza ações nos bairros Boa Saúde e Santo Afonso

A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais volta à cidade em nova parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social

A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) fechou parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra Brasil) e, juntas, realizam ações em Novo Hamburgo nos próximos dias. Os encontros com a população ocorrem na Praça da Juventude, do bairro Santo Afonso, nos dias 19 e 20 deste mês, e no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), do bairro Boa Saúde, nos dias 21 e 22.

Além de abrir as portas de sua ampla unidade móvel, com maquinário adaptado ao atendimento efetivo de comunidades afetadas por desastres naturais, como no caso das enchentes, a Adra Brasil irá promover o treinamento de moradores junto aos dois territórios do Município, promovendo uma simulação de situações emergenciais.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Social, Roberto Daniel Bota, as atividades da Adra têm caráter humanitário e o caminhão chega à cidade sem aviso prévio para promover a interação rápida com a população local como se fosse realmente um momento de calamidade. “Em casos de emergência, todos precisam estar prontos para agir de maneira bem articulada”, afirma Bota. A adesão ao projeto, na hora, será por demanda espontânea. Para pessoas em situação de vulnerabilidade social serão oferecidas 16 lavagens e secagens de roupas e cerca de mil refeições, preparadas com pridutos alimentícios especiais e hidratados na hora. Nos quatro dias, as atividades ocorrem sempre no mesmo horário: das 9 às 19 horas.

Saiba mais

A Adra é uma entidade certificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e está presente em 130 países.

Trata-se de uma organização privada, não governamental e sem fins lucrativos, que desenvolve ações assistenciais, beneficentes e filantrópicas. Com independência, a Adra foi estabelecida no Brasil pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em 1984. Atualmente, a instituição está presente em mais de uma dezena de Estados brasileiros.

Em 2017, a Adra Brasil passou a contar com uma nova regional no Rio Grande do Sul, que tem o gestor Paulo de Tarso como seu diretor estadual.

Em março do ano passado, a entidade esteve em Novo Hamburgo, promovendo uma atividade humanitária em parceria com a SDS, tendo como foco o atendimento a pessoas em situação de rua. A ação realizada naquela oportunidade na Praça do Imigrante, com intermediação do Centro Pop, foi desenvolvida no caminhão próprio da Adra Brasil. A unidade móvel conta com lavanderia industrial, que pode lavar e secar 40kg de roupa por hora, e cozinha com capacidade de preparar e servir 15 mil refeições por dia. A estrutura visa a atender a populações de maneira célere em casos de sinistros naturais devido a mudanças climáticas que podem provocar enchentes em diversas cidades gaúchas.

Botão Voltar ao topo