Porto AlegreRio Grande do Sul

Esteio: atividades do Cimento e Batom começam terça-feira (24)

Na manhã desta quinta-feira (19), representantes da ONG Mulher em Construção reuniram-se com o prefeito Leonardo Pascoal e a titular da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE), Tatiana Tanara. Na pauta do encontro, realizado no Salão Nobre da Prefeitura, foi apresentado o cronograma de atividades do Cimento e Batom, projeto que vai oportunizar capacitação profissional na área da construção civil a 200 moradoras de Esteio. Também foi detalhado o projeto de revitalização que será feita na sede da SMCTE pelas 20 primeiras mulheres inscritas no projeto, que começam a ter aulas teóricas e práticas a partir da próxima terça-feira (24).

A presidente da ONG, Bia Kern, comentou que, atualmente, a organização trabalha com municípios da região metropolitana de Porto Alegre com um total de 4 mil mulheres capacitadas desde a sua criação. “O Mulher em Construção oferece diversos cursos para atuação como pintora, azulejista, eletricista, ceramista, e hidráulica. Nosso foco é o empoderamento feminino. Queremos mostrar que as mulheres também podem trabalhar na construção, o que pode diminuir a discriminação entre os gêneros no mercado de trabalho. A maioria sai formada indo fazer parte de equipes de construtoras, já outras aprendem para fazer pequenos reparos nas suas próprias casas”, disse.

Bia falou, também, sobre os uniformes que as alunas usarão durante os encontros. “O traje das mulheres serão uma camiseta cinza, representando o cimento, e representando o batom, o capacete rosa. O uso deste objeto é um símbolo na atuação das mulheres”, concluiu.

Multiplicadoras
As atividades do Cimento e Batom iniciam-se na manhã da próxima terça-feira (24) com uma aula teórica na sede da SMCTE. Além da apresentação institucional da ONG, estão previstas para o primeiro dia de atividades uma dinâmica para mapeamento do grupo e noções básicas de design de interiores, medição, layout e cores. Informações sobre saúde física e correção postural para evitar lesões também estão previstas para o primeiro encontro.

A ideia do projeto é realizar, depois de as mulheres receberem uma capacitação inicial, reforma na sede da SMCTE, começando pelo hall com uma nova cor nas paredes, identificação de salas e adequação do espaço para garantir acessibilidade de cadeirantes. Também serão feitas mudanças no auditório da Secretaria, transformando o espaço em um plenário.

As capacitações serão nas terças e sextas-feiras. No total, serão 52 horas de aulas teóricas e práticas. Após esta etapa, as mulheres serão convidadas para capacitar outras trabalhadoras.

O período de inscrições para a segunda fase já está em aberto. Com 200 vagas disponíveis, mulheres a partir de 18 anos que tenham baixa renda e que residam em áreas de vulnerabilidade social podem se inscrever.

Para fazer parte, as interessadas devem ir ao Cras, Creas ou Uras (veja endereços e horários abaixo) com documentos pessoais, comprovante de renda e de endereço. As atividades para a segunda etapa ainda não foram definidas.

Projeto Cimento e Batom – Inscrições 2ª etapa
Requisitos: Ser mulher a partir de 18 anos, ter baixa renda e morar em área carente
Documentos: Documentos pessoais, comprovante de residência e de renda
Locais de inscrições: 
Creas Girassol (Rua Dom Pedro, 846 – Centro)
Cras Conviver (Rua Vereador Ernesto Menezes, 52 – Vila Olímpica)
Cras Território de Paz (Rua Orestes Pianta, 206 – Parque Primavera)
Uras CEU (Final da Rua Rio Grande, junto ao Residencial Pôr-do-Sol)
Uras Pedreira (Rua Pedreira, s/nº – Pedreira)
Quando: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Botão Voltar ao topo