NotíciasPorto AlegreRio Grande do Sul

São Leopoldo: Smed recebe doações de livros da família Veríssimo

A Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo (Smed) recebeu, na última sexta-feira, 13, uma doação especial de livros, vindos das estantes de dois dos maiores expoentes da literatura no Rio Grande do Sul. A família Veríssimo doou 50 títulos das obras do escritor, Érico, para as escolas de São Leopoldo. O escritor, Luís Fernando Veríssimo, filho de Érico, explica que, “as bibliotecas das escolas tem papel fundamental no incentivo da leitura, disponibilizando os livros e convencendo as crianças de que a leitura é uma atividade prazerosa”. Sua esposa, Lúcia, e a filha, Fernanda, são as responsáveis pela distribuição das obras. Entre elas, estão os principais títulos do autor, como os romances “Olhai os Lírios do Campo” e “Incidente em Arantes”, além da famosa série literária “O Tempo e o Vento”. “Eles devem chegar a quem mais precisa e que, talvez, não possa comprá-los. Não é uma grande quantidade, mas estão melhor nas estantes das escolas públicas do que nas nossas”, pontua Fernanda Veríssimo. Assim como o pai, Luís, ela salienta a importância das bibliotecas escolares como espaço que não oferece apenas livros, mas que seja também um “espaço seguro de concentração, tempo para interpretação e imaginação”.

Primeiro contato feito em 2017

O contato se deu através do professor e supervisor de escola da Smed, Carlos Pereira que, no final do ano passado, recebeu a indicação de que a família tinha livros novos de Érico Veríssimo, os quais tentaram doar para algumas escolas de Porto Alegre, mas não tiveram sucesso justamente pela dificuldade das escolas em buscar o material. Desta forma, o próprio professor Carlos foi na casa da família buscar as doações, onde, por acaso, pode conhecer o autor Luís Fernando Veríssimo. “É importante que as crianças tenham acesso a bons livros, e há excelentes livros de autoria de escritores gaúchos, que valorizam a cultura e os costumes locais. Esses livros tendem a despertar uma maior identificação nos pequenos, que reconhecem – ali – sua cultura, sua cidade, seus costumes, sua linguagem”, destaca Carlos, ressaltando que essa identificação, por sua vez, despertar na criança um maior interesse pela leitura.

O objetivo é distribuir os livros para todas as EMEFs da rede. Cada escola deverá realizar um trabalho que contemple a vida e/ou a obra de Érico Veríssimo. Nesse sentido, a criatividade surge como um incentivo, podendo ser um trabalho de pesquisa sobre a vida do autor, ou a gravação de um curta baseado em um de seus contos. “A ideia é que cada escola que apresente o trabalho receba ao menos uma obra”, conclui Carlos.

Botão Voltar ao topo