Variedades

Campeonato mundial de cubo mágico acontece em São Paulo

Red Bull Rubik’s Cube World Championship terá sua qualificatória brasileira no dia 19 de maio; inscrições já estão abertas

Dificilmente alguém nunca teve contato com um cubo mágico durante sua infância. O brinquedo faz parte do imaginário de crianças e adultos há bastante tempo e continua sendo sucesso até os dias de hoje, inclusive no Brasil, o quarto país no mundo com mais praticantes do jogo. Pensando nisso, o Red Bull Rubik’s Cube World Championship, campeonato internacional de cubo mágico em diversas modalidades, escolheu a cidade de São Paulo como uma de suas qualificatórias globais para essa primeira edição.

Mais de quinze países, como Brasil, Índia, Reino Unido, Japão, entre outros, estão selecionando seus representantes para a final mundial em Boston, Estados Unidos, em setembro deste ano. Para chegar até lá, os brasileiros terão que disputar a seletiva em São Paulo, que será dividida em quatro categorias: Speed Cubing Misto e Feminino (quem resolve o cubo em menor tempo); Fastest Hand (quem resolve o cubo primeiro utilizando apenas uma mão); e Re-Scramble (os participantes terão que embaralhar um cubo de acordo com um modelo que será apresentado no momento). As disputas serão todas no formato “1×1”.

“Apesar do Brasil estar entre os cinco maiores países do mundo em número de competidores e de quantidade de torneios, a gente ainda considera o cubo mágico como uma prática em ascensão por aqui. Ele ainda tem muito o que crescer e essa competição vem para nos ajudar nessa expansão. Além disso, a Final Mundial é uma oportunidade pra alguns brasileiros competirem lado a lado com jogadores de diversos países, em um campeonato com um nível mais elevado, em que o principal motivador é a superação pessoal”, explica Fabio Seiji, curador do evento e diretor da Associação Brasileira de Cubo Mágico.

Atualmente, o recorde de montagem mais rápida do cubo é de 4.59 segundos, alcançado pelo sul-coreano SeungBeom Cho. Quer tentar superá-lo? Para participar do Red Bull Rubik’s Cube World Championship, os interessados devem ter mais de 16 anos, se inscrever pelo site https://mindgamers.redbull.com/rubiks/event/15 e aguardar a confirmação da equipe do evento, já que o número de vagas é limitado.

O Rubik’s Cube foi inventado pelo professor húngaro Erno Rubik em 1974 e, de lá pra cá, se tornou o “quebra-cabeça” mais vendido do mundo.

Botão Voltar ao topo