Gastronomia

Torta de Biscoito Chocolate Chip de Lu Bonometti

Quando ouvimos falar em torta já nos vem em mente as imagens e o sabor especial destas delícias; se for de chocolate então, ainda mais. Pois aqui vai uma receita muito fácil de preparar e que vai agradar a todos os paladares.

Ingredientes para a torta

  • Cookies chocolate chips (veja abaixo como prepara-los)
  • Uma fôrma redonda de fundo removível

Ingredientes para massa de biscoito com gotas de chocolate (cookies chocolate chips)

  • 200g de manteiga em temperatura ambiente
  • ½ xícara (100g) de açúcar
  • 1½ 300g de açúcar mascavo
  • 2 ovos
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • ½ colher (chá) de sal
  • 2¹/³ xícaras (390 g) de chocolate meio amargo picado ou em gotas
  • 2¹/³ xícaras (340g) de farinha de trigo
  • 1½ colher (chá) fermento químico em pó

Modo de preparo da massa de biscoito :

Praqueça o forno a 170ºC.  Em uma batedeira (se tiver uma planetária, use o batedor raquete), bata a manteiga com os açúcares até obter uma mistura clara e fofa. Enquanto a batedeira trabalha, misture em uma tigela a farinha, o sal, o fermento e o bicarbonato. Junte os ovos, um a um, ao creme de manteiga, batendo bem para homogeneizar depois de cada adição. Aos poucos, adicione a mistura de farinha à manteiga. Se a massa começar a ficar pesada para a sua batedeira, misture à mão com uma espátula. Por último, incorpore as gotinhas de chocolate, misturando até que estejam bem distribuídas na massa.

Modo de Preparo da Torta

Preaqueça o forno a uma temperatura 15ºC mais baixa que a temperatura indicada na receita do biscoito que você vai usar, para não passar do ponto. No nosso caso, escolhemos a de chocolate chips. Por exemplo: se a receita pede 175ºC, preaqueça a 160ºC. Se isso implicar em uma temperatura muito baixa para o forno, lance mão do bom e velho truque do pano de prato enroladinho na porta do forno, para mantê-la entreaberta. Pegue uma fôrma redonda de fundo removível. Como o biscoito já leva manteiga, não é necessário untar.  Apenas polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Espalhe a massa de biscoito na fôrma, pressionando com os dedos de maneira que o centro fique mais fino que as bordas. Isso irá fazer com que a torta de biscoito fique com altura uniforme. Caso não faça isso, ela ficará mais alta no centro. Se for um biscoito que deva ser rolado no açúcar ou algo semelhante, polvilhe o ingrediente sobre a massa espalhada na fôrma antes de assar. Leve ao forno por cerca de 40 minutos, ou até as bordas começarem a dourar e o centro já parecer cozido. Retire do forno. Deixe que esfrie por alguns minutos, apenas para que a fôrma fique em uma temperatura que facilite o manuseio. Separe a lateral do fundo da fôrma, e deixe o biscoito esfriar. Você pode servir esta torta de biscoito com sorvete ou acompanhada de geleias.

Botão Voltar ao topo