CASANEWS

Vitra no Salone Del Mobile 2018

A Vitra traz na edição de 2018 do Salone del Mobile, sua nova coleção, com peças assinadas por nomes como Charles e Ray Eames, Jasper Morisson e Maarten Van Severen

Eames Fiberglass Chair
Assinada por Charles e Ray Eames, em 1950

A Eames Fiberglass Chair foi lançada no mercado em 1950, com uma nova tipologia de mobiliário que, desde então, tornou-se muito comum: a cadeira multifuncional, com diversas opções de acabamentos e que pode ser criada para atender a todos os tipos de uso. Com a enorme popularidade da peça, a opção de escolha de material e cores também se expandiu. Produzida pela Vitra desde 1957, a Fiberglass Chair é reconhecida há décadas como um item de design clássico.

Originalmente criada para ser um produto de valor acessível, com opções de uso em residências, escritórios, projetos comerciais, auditórios, estádios e em tantos outros locais, as cadeiras feitas com fibra de vidro tornaram-se peças antiquadas, devido às avançadas técnicas e materiais mais baratos que surgiram ao longo dos anos. Isto levou a Vitra a interromper a produção do modelo no início dos anos 90. Após 10 anos, a marca o lançou novamente na versão de polipropileno.

“A Vitra está reintroduzindo a Fiberglass, assinada por Charles e Rey Eames, em 2018. Agora ela é feita a partir de um novo método de produção e está disponível em 6 cores – Elephant Hide Grey (cinza escuro), Parchment (bege claro), Sea from Green (verde), Raw Umber (Cru), Red Orange (Coral) e Navy Blue (azul marinho). A Fiberglass possui uma superfície irregular, o que aparenta ser quase um material natural, graças às suas fibras claramente visíveis.”, explica Eckart Maise, Chefe de Design da Vitra.

Plate Dining Table – Coleção Jasper Morrison
Assinada por Jasper Morrison, em 2018

Reconhecido por ‘pensar fora da caixa’, Jasper Morrison é um dos mais famosos designers industriais das últimas décadas. Seus produtos são expostos no Museu de Arte Moderna de Nova York e em diversos museus ao redor do mundo. Vitra e Jasper Morrison desenvolveram e realizaram um grande número de projetos juntos nos últimos anos. Agora, no Salone del Mobile, em Milão, a Vitra apresenta versões reeditadas e novas peças assinadas pelo designer britânico, como a Plate Dining Table.

Assim como todas os itens desenhados por Morrison em colaboração com a marca suíça, a Plate Dining Table reflete os princípios de sua filosofia de desing ‘supernormal’.  Proporções equilibradas e interações sutis com as curvas dão à peça uma aparência refinada, que pode ser utilizada com uma variedade de cadeiras em modelos contemporâneos e clássicos. A combinação de elementos estéticos e detalhes estruturais fazem da Plate Dining Table uma peça ideal para compor qualquer ambiente interno.

Marteen Van Severen Collection – Colour Update
Assinada por Marteen Severen Collection, de 1995 a 2005

Marteen Van Severes desenhou sua primeira peça nos anos 80. Seu trabalho era focado em examinar itens básicos, como cadeiras, mesas, espreguiçadeiras, prateleiras e gabinetes. Sua colaboração com a Vitra começou em 1995, com a criação da cadeira .03, que trazia, como diferencial, a construção em poliuretano, um material não usual para aquela época. Ao mesmo tempo, isso marcou a intensa exploração de cores por Van Severen, já que o primeiro modelo da .03 era extremamente escuro. Após alguns estudos de cores e de como combina-las com móveis, Van Severen lançou uma série de cores claras, em alguns casos até vibrantes, para os desenhos de peças para sua coleção com a Vitra. Os itens de poliuretano estão sendo agora reapresentados em três cores originais: Mango (Laranja), Mint (verde claro) and Dark Green (verde escuro), que podem ser harmoniosamente combinados com peças em uma infinidade de tons, da Vitra Color & Material Library.

Plywood Group
Assinado por Charles e Ray Eames, 1945-1946

No início dos anos 40, Charles e Ray Eames gastaram alguns anos desenvolvendo uma técnica para modular madeira maciça em formas tridimensionais, para criar formas de cadeiras que seguissem os contornos do corpo humano. Eles chegaram a este resultado em 1945, com as cadeiras do Plywood Group, que se tornou uma linha de clássicos com designs ainda atuais. No Salone Del Mobile, em Milão, a Vitra apresenta o Plywood Group em novas configurações.

O sistema de produção do Plywood Group é composto por camadas de madeira maciça dobradas. As superfícies delicadamente curvas dos encostos finos de madeira e dos assentos dão suporte para o corpo. Graças à forma orgânica dos assentos e aos encostos ligeiramente flexíveis, essas compactas cadeiras oferecem grande conforto – mesmo nas versões sem estofamento. Os assentos das cadeiras do Plywood Group podem ser combinados com diferentes bases, criando modelos com várias alturas. As cadeiras estão recentemente disponíveis com assentos em tons de madeira escura ou clara. As novas opções de acabamento dão à peça um design leve e elegante, enquanto os contornos lineares limpos das pernas – que se assemelham ao desenho original – proporcionam leveza e graça. Ainda no Plywood Group, é possível encontrar a mesa CTM e o divisor de ambientes Folding Screen, que podem ser desenhados com novos acabamentos de madeira.

Botão Voltar ao topo