Geral

Semusp apresenta projeto Justiça Comunitária para deputado federal

A Secretaria de Segurança e Defesa Comunitária (Semusp) recebeu a visita do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT) para uma reunião onde foi apresentado o projeto Justiça Comunitária. O encontro ocorreu na sexta-feira, 13 de abril e contou com a presença do vereador Nestor Schwertner (PT), além da equipe da Diretoria de Políticas de Segurança Cidadã (DPSC) da Semusp.

O Núcleo de Justiça Comunitária (NJC) presta serviços de mediação de conflitos, orientação psicológica e jurídica. São oferecidos de forma gratuita e propõe a prevenção à violência com base no diálogo. Para o titular da Semusp, Carlos Sant’Ana, a reunião positiva e proveitosa pois conta com mais um aliado para a qualificação e ampliação da experiência de Justiça comunitária. “Este é um dos projetos que é da máxima relevância para a política de segurança pública no campo da democratização do acesso à educação e à justiça para a população, principalmente, de baixa renda”, ressaltou.

O deputado Bohn Gass afirmou que a ideia do projeto é de extrema importância para combater a cultura do ódio e promover a cidadania. “Precisamos estimular a comunidade a buscar os melhores caminhos para resolver os seus conflitos através do diálogo. Precisamos de mais lideranças comunitárias engajadas em projetos sociais e previamente formadas para exercer esse papel de agentes de cidadania”. O parlamentar também conheceu a política de segurança do Município, tanto do ponto de vista da prevenção quanto na ação operacional tática da Guarda Civil Municipal (GCM).

Núcleo de Justiça Comunitária
Desde 2014, quando entrou em funcionamento, o NJC realizou 4.516 atendimentos, 539 somente em 2017. A resolução de assuntos relacionados à família, problemas com vizinhança e direitos do idoso são alguns dos mais procurados. O NJC promove a democratização do acesso à justiça e a autonomia do cidadão no tratamento dos próprios conflitos e os atendimentos acontecerem no chalé junto ao Ginásio Municipal Celso Morbach (Avenida Dom João Becker – Centro). Todas as quartas-feiras, das 13h às 17h. O Núcleo é uma ação integrante do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) e é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Comunitária (Semusp) e a Associação Desatando Nós e Criando Laços.

Botão Voltar ao topo