NotíciasRio Grande do Sul

Prefeitura faz a entrega oficial à comunidade das novas instalações do Cras Santo Afonso

Unidade sediou encontro comunitário com as presenças da prefeita Fátima Daudt e do vice-prefeito Antônio Fagan nesta quinta-feira, dia 26

O número 605 da Avenida Montevidéu é o atual endereço do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santo Afonso. Para marcar a mudança de casa junto a autoridades e convidados, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realizou na tarde desta quinta-feira, 26, a entrega oficial das novas instalações em cerimônia com corte de fita inaugural e grande participação de usuários dos serviços de atenção oferecidos pelo núcleo.

A solenidade contou com as presenças da prefeita Fátima Daudt, do vice-prefeito Antônio Fagan e do titular da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), Roberto Daniel Bota. Em seu discurso, a prefeita Fátima relatou ao público que sente uma emoção diferente sempre que vem ao Santo Afonso. “Eu corri por essas ruas, fui criada aqui e tenho uma identificação intensa com o bairro onde morei até a minha juventude”, relatou. A gestora do Município fez questão de parabenizar a todos que trabalham com os projetos do Cras Santo Afonso durante a sua fala. “A gente viu água nos olhos de cada um dos integrantes da equipe, o que denota amor pelo que faz”, frisou.

Para o secretário Bota, as ações oferecidas na unidade vão além do sentido de um trabalho realizado por profissionais. “Estamos assistindo aqui ao resultado de uma união de amigos, da Prefeitura e da comunidade”, destacou. “O espaço é de vocês, muito mais do que nosso.” Também estiveram presentes ao evento o secretário de Esporte e Lazer, Jorge Schmidt, a diretora da Guarda Municipal, Luiza Schmidt, e o diretor administrativo da SDS, Marcelo Pech.

Apresentações marcaram o clima de festa. Em um primeiro momento, o grupo de canto Tocando em Frente, interpretou a música “Eu Quero apenas”, de Roberto Carlos. Em seguida, a garotada da Uras Amigo da Criança soltou a voz na canção “Respirar”, da Sandy. E, para fechar o evento, a Ação Encontro da Abefi apresentou um espetáculo de capoeira no jardim em frente à casa.

A sede concentra os serviços de proteção e atendimento integral à família e de convivência e fortalecimento de vínculos. Com o objetivo de dar atenção especializada a situações de risco social e violação de direitos que possam estar afetando a vida de núcleos familiares e indivíduos, psicólogas e assistentes sociais realizam o acolhimento especializado.

O Cras Santo Afonso, além da localidade que dá nome ao núcleo, é responsável pelo atendimento de cidadãos dos bairros Industrial e Liberdade. “A inauguração marca a importância do nosso ofício, que depende de uma eficaz articulação das políticas públicas”, assinala a coordenadora do núcleo, Márcia Cristina Halmenschlager. “Estamos todos felizes, mas queremos ir além na realização de nossos sonhos.” São aproximadamente 4,7 mil famílias referenciadas à entidade e, a cada mês, realiza-se uma média de 480 atendimentos individuais.

A infraestrutura oferece duas salas de atendimento, um ambiente para a equipe técnica, uma sala para o setor administrativo, outra área para a coordenação e uma cozinha com copa, além de jardim para oficinas de plantio de plantas, espaço de convivência a grupos, depósito e três banheiros, sendo que um deles está adaptado a pessoas com necessidades especiais. O Cras Santo Afonso ocupa uma área de cerca de 140 metros quadrados.

Saiba mais

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada aos serviços fornecidos pelas políticas públicas de atenção básica. Com sede pública, situada de maneira prioritária em áreas de maior vulnerabilidade da população, o objetivo principal dos Cras é fortalecer a convivência com a família e a comunidade.

As condições de fragilidade social decorrem da pobreza, por ausência ou baixa renda, e falta de alcance a programas sociais. Soma-se a esse quadro o desmonte de vínculos afetivos e sociais.

A partir do adequado conhecimento do território onde atua, o Cras se torna a referência para os moradores e para as ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos. Ao atuar junto ao território, a unidade contribui para construir soluções ao enfrentamento de problemas como violência no bairro, exploração e trabalho infantil.

No núcleo, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para ter acesso a programas sociais do Governo Federal.

Público atendido e cadastramento

Famílias e indivíduos em situação grave de desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, cidadãos inseridos no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros, foram o público-alvo.

Essas equipes fazem o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, especialmente aquelas em situação de extrema pobreza, que residam em comunidades ribeirinhas e pantaneiras, cujo acesso se dá exclusivamente por meio de embarcações.

O Cras Santo Afonso atende de segundas a sextas-feiras, das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. A população dos territórios de referência é recebida às segundas e quartas-feiras por ordem de chegada. E, conforme a demanda, podem ser realizados ainda outros agendamentos.

Para se cadastrar, os interessados devem apresentar a seguinte documentação: RG e CPF; conta atualizada de água ou energia elétrica e cartão do Bolsa Família, em que consta o Número de Identificação Social (NIS). Contatos pelo telefone 3525-0741.

Botão Voltar ao topo