NotíciasRio Grande do Sul

Morgana Neumann é a Rainha do Folclore Alemão de Nova Petrópolis

Morgana Neumann, do Böhmerlandtanzgruppe, de Linha Imperial, recebeu o título de Rainha do Folclore Alemão 2018/2019. A faixa de 1ª Princesa ficou com Stéfani Wiltgen Gregórius, do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein, da Linha Brasil e Linha Araripe. A 2ª Princesa é Eduarda Francine Weschenfelder, do Volkstanzgruppe Edelstein, da Fazenda Pirajá. As soberanas que representarão o 46º Festival Internacional de Folclore foram eleitas na noite deste sábado, 28 de abril, no 31° Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão, realizado na Sociedade Cultural e Recreativa Tiro ao Alvo, em Nova Petrópolis.

Cinco representantes dos grupos que compõem a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis disputaram o título de Rainha e Princesas do Folclore Alemão 2018/2019. O júri foi composto pela Mestre em Turismo e vice-presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (ABBTUR), Rita Michelon; pela Mestre em História Moderna, Contemporânea, Medieval e Antropologia Cultural pela LMU de Munique e editora da Revista Der Hut, com o tema cultura alemã e teuto-brasileira, Elisangela Leitzke; pelo diretor do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, Giovanni Mesquita; pelo vice-presidente da Associação de Organizações de Festivais Folclóricos do Rio Grande do Sul e do Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo 2018, Cledson Basso, e pela Mestre em História do Brasil, escritora e professora da Universidade de Caxias do Sul, Ivoni Nör.

A jornada das candidatas teve início ainda na tarde de sábado, dia 28, com a entrevista aos jurados, realizada no Parque Aldeia do Imigrante. As representantes dos grupos folclóricos foram questionadas sobre histórico do traje, cultura local, histórico do evento, turismo local e língua alemã. No baile de escolha, os quesitos beleza, simpatia, dança da candidata, dança do grupo e microfone foram avaliados pelos jurados. O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, exaltou a importância que o Festival Internacional de Folclore representa para Nova Petrópolis e região, enaltecendo a união da comunidade na realização do maior evento cultural da Serra Gaúcha. A presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA-NP), Lediane Werner, agradeceu a presença de todos e enalteceu o trabalho conjunto realizado em prol do maior evento cultural da Serra Gaúcha.

A Rainha e as Princesas do 45° Festival Internacional de Folclore protagonizaram uma despedida emocionante. Rainha Aline Stein, 1ª Princesa Iasmin Schmitt e 2ª Princesa Angela Sbersi relembraram momentos marcantes vividos ao longo do último ano e agradeceram seus grupos folclóricos, familiares, amigos e todas as pessoas que contribuíram para o sucesso do reinado 2017/2018.

O prefeito Regis Luiz Hahn, acompanhado pela primeira-dama, Marion Spier Hahn; o vice-prefeito Charles Paetzinger e a esposa Sandra Fernandes; secretários e adjuntos Municipais; vereadores de Nova Petrópolis; demais autoridades, lideranças e comunidade em geral marcaram presença no evento que antecede o 46º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. O 31º Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão foi uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. A animação do evento ficou por conta da Super Banda Real.

O 46º Festival Internacional de Folclore ocorre de 13 a 29 de julho de 2018, em Nova Petrópolis. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA-NP) e Prefeitura de Nova Petrópolis. O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares. Mais informações: facebook.com/FestivalInternacionaldeFolclore; festivaldefolclore.com.br; (54) 3281-4064 ou festivaldefolclore@novapetropolis.rs.gov.br.


Grupos folclóricos da 46ª edição serão anunciados dia 18 de maio

O secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares, fará o anúncio oficial dos grupos folclóricos selecionados para o 46º Festival Internacional de Folclore no dia 18 de maio, a partir das 19h30, ao vivo, na página do evento no Facebook: /FestivalInternacionaldeFolclore. Sete grupos internacionais, oito grupos nacionais, sete regionais e, aproximadamente, 20 grupos locais irão representar a diversidade que une povos no Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. Acompanhe a Live e conheça os grupos selecionados.

Botão Voltar ao topo