Rio Grande do Sul

Prefeitura de Gravataí lança o programa “Adote um Amigo”

A Prefeitura de Gravataí lançou oficialmente na tarde desta quinta-feira, 3, o programa “Adote um Amigo”, no Gabinete do Prefeito Marco Alba. Executado pela Prefeitura, através da Fundação Municipal do Meio Ambiente – FMMA, o projeto busca incentivar a adoção dos 362 cães abrigados no Canil Municipal, espaço que é referência no amparo e cuidado de animais em situação de abandono e maus-tratos. A ação será permanente, com a distribuição de material informativo, como adesivos para carro. “O objetivo do programa é estimular a adoção e trabalhar a reflexão sobre as responsabilidades de ter um animal de estimação. Este é um trabalho que deve ser feito de forma coletiva e em sociedade, uma vez que o poder público, por mais que faça a sua parte, não substitui o ser humano, que é parte fundamental deste processo consciente”, destacou o prefeito.

O trabalho em prol dos animais é realizado desde o primeiro ano do atual governo, segundo o diretor presidente da FMMA, Jackson Müller. “A Prefeitura investiu em melhorias significativas, transformando o Canil Municipal de Gravataí em um novo espaço que é referência para todo o país”, disse, compartilhando os serviços de resgate, castração e acompanhamento veterinário oferecidos no local situado em um espaço de mais de cinco hectares. “Somente nos três primeiros meses do ano foram recolhidos 375 animais e efetuadas mais de 600 castrações”, destacou Jackson, falando sobre uma das políticas de controle populacional dos cães, outra medida para reduzir o índice de animais de rua. “Esta será uma campanha permanente, pois além de estimularmos a adoção queremos instigar a comunidade para que perceba o grande número de cães em situação de maus-tratos e abandono existentes na cidade e que precisa ser mudado”, enfatizou o diretor presidente adjunto da FMMA, Rafael Evaldt.

Como adotar

Com espaço para abrigar até 400 cães, as doações são realizadas todos os dias, no período das 8h às 17h. Outra possibilidade são as feiras de adoção, que ocorrem recorrentemente em diversos pontos da cidade. O Canil ainda firma parcerias com pet shops da cidade, tudo para agilizar o processo de adoção dos animais. Para verificar a agenda, basta entrar em contato através do telefone: (51) 992.265.955.

As famílias de baixa renda também podem solicitar os serviços do Canil Municipal. Estes atendimentos ocorrem às segundas, terças e quintas-feiras, das 9h às 11h, por ordem de chegada. Para ter acesso aos serviços é preciso ter em mãos um comprovante de renda de até dois salários mínimos, cópia de RG e do comprovante de residência. Já as castrações ocorrem nas segundas, terças e quintas, a partir das 9h mediante agendamento prévio.

Botão Voltar ao topo