Negócios

ApexBrasil na APAS Show 2018

A APAS Show 2018, maior feira supermercadista da América Latina, começa na tarde de hoje no Expo Center Norte, em São Paulo, e mais uma vez contará com uma forte ação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com foco na exportação. Além das 180 empresas brasileiras eleitas para participar de rodadas de negócios, a Agência trouxe 50 compradores internacionais de Chile, Colômbia, Cuba, República Dominicana, Paraguai, Peru, Uruguai, Canadá, Estados Unidos, Argélia, Egito, Quênia, África do Sul, Tanzânia, China, Cazaquistão, França, Geórgia, Holanda, Espanha, Reino Unido, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. A expectativa é superar a marca de US$ 100 milhões negociados na feira e nos 12 meses subsequentes.

A ação da Agência na APAS Show tem foco especial em alimentos & bebidas (alcoólicas e não alcoólicas); massas, biscoitos e outras preparações alimentícias; carne bovina, suína e de frango; alimentos orgânicos e frutas; mel; leite e derivados; chocolate, balas e confeitos; cereais, temperos e especiarias). E também nos setores de higiene e cosméticos e casa e construção (material de limpeza, utilidades domésticas, acessórios plásticos e de vidros). Além das rodadas de negócios organizadas no âmbito da feira, o escritório russo da Agência está trazendo para esta edição uma delegação de cinco grandes empresas da região que têm atuação destacada na Rússia, Cazaquistão, Belarus e países da Ásia Central.

Entre elas está a Kazkontrakt (com lojas na Rússia e Cazaquistão), uma empresa de grande porte e que decidiu este ano trabalhar com fornecedores brasileiros de alimentos. A Kazkontrakt é hoje uma empresa privada, mas herdeira do antigo Gosplan da União Soviética para o Cazaquistão, ou seja, tinham o monopólio total de todas as importações do país. Representantes da empresa estiveram no estande da Apex-Brasil na feira Prodexpo, realizada em fevereiro em Moscou, e conversaram com várias empresas brasileiras.  Durante a vinda eles vão assinar seu primeiro contrato comercial.

Os compradores das cinco empresas chegam ao Brasil de olho em alguns setores em especial, como orgânicos, lácteos, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, feijão, café, produtos naturais, funcionais e aqueles típicos, com “brasilidade”. A Rússia foi o 15º principal destino das exportações brasileiras em 2017, com vendas que alcançaram US$ 2,736 bilhões, 18,99% acima do volume exportado em 2016. Pelo lado das importações, a Rússia exportou para o Brasil US$ 2,644 bilhões em 2017, 30,86% a mais que em 2016. O saldo foi ligeiramente positivo para o Brasil: US$ 91,6 milhões. A corrente de comércio foi a maior desde 2015, quando alcançou o total de US$ 4,685 bilhões.

Segundo o coordenador de Promoção de Negócios da Apex-Brasil, Rafael Prado, a ação na APAS Show tem forte viés de promoção comercial, com empresas de várias maturidades, inclusive oriundas do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que terão seu primeiro contato com negociações internacionais. “A oferta brasileira de produtos com grande competitividade para exportação foi combinada com as necessidades dos compradores estrangeiros, que foram encontrados num trabalho conjunto entre nossos escritórios ao redor do mundo com forte apoio dos Setores de Promoção Comercial das embaixadas brasileiras no exterior”, detalha Prado. Ele acrescenta que além da parte de promoção, os compradores também terão experiência cultural e gastronômica no Brasil, sempre com foco na ampliação das oportunidades de negócios.

A ação da Agência na APAS Show também tem foco em plataformas online, em parceria com a B2Brasil, que inclui capacitação para o comércio online.

SERVIÇO
DATA: 7 a 10 de maio de 2018
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA FEIRA:
7 a 9 de maio de 2018: 14h00 às 22h00
10 de maio de 2018: 13h00 às 19h00
LOCAL: Expo Center Norte, São Paulo – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme

Botão Voltar ao topo