NotíciasRio Grande do Sul

São Leopoldo recebe representantes do Programa de Cooperação Internacional da União Europeia

Iniciou na segunda-feira, 7 de maio, o encontro bilateral entre as cidades de São Leopoldo e Viana do Castelo que participam do Programa de Cooperação Urbana Internacional da União Europeia (IUC LAC). O prefeito Ary Vanazzi recebeu a comitiva da cidade portuguesa e União Europeia que realiza um roteiro de atividades até quinta-feira, 10 de maio. O ato foi realizado no Centro Administrativo reunindo representantes do Executivo, da iniciativa privada, universidades entre outras autoridades.

De acordo com a gerente do programa, Sandra Marin, ele foi criado para que as cidades da Europa cooperem com as cidades do mundo. “O programa está organizado por territórios. O objetivo é que a partir dos municípios todas as cidades se beneficiem, porque as cidades são o motor para criar a sinergia com todos os setores envolvidos nas áreas prioritárias determinadas pelos municípios”, afirmou. Em São Leopoldo o trabalho é dirigido para as de resíduos sólidos e recursos hídricos.

O vice-presidente da Câmara de Viana do Castelo, cargo equivalente ao de vice-prefeito, Vitor Manuel Castro Lemos, falou em nome do presidente, “É uma honra poder de fato trabalhar convosco. Vamos trabalhar para que tenhamos engenho e arte para construir uma parceria que seja frutuosa para todos”, ressaltou.

Também fez a saudação à comitiva, o reitor da Unisinos, Padre Marcelo Aquino, que falou do grande desafio do Brasil ser um país mais igualitário para todos.

Na programação da manhã o secretário Geral de Governo, Marcel Frison falou sobre a organização administrativa e alguns aspectos da legislação e da situação atual do país, onde o governo federal reduziu investimentos.

O secretário Zanini apresentou as ações voltadas a Agenda 2030 desenvolvidas pelo município. Até quinta-feira, estão programados seminários temáticos e visitas técnicas para que os visitantes conheçam o marco regulatório municipal, as ações, obras e projetos desenvolvidos no município.

Também integra a comitiva Constantino Emanuel Poças Azevedo de Viana do Castelo. Participaram do ato a vice-prefeita, Paulete Souto, secretários municipais, Pedro Vasconcellos (Cultura e Relações Internacionais), Rafael Souza (Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico), Sandro Lima (Mobilidade e Serviços Urbanos), o diretor-geral do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), Anderson Etter, o reitor da Faculdades EST, Wilhelm Wachholz, representantes da ACIST- SL, Tecnosinos, Assemplife, Cooperfeitoria, Sinborsul, entre outras autoridades.

Botão Voltar ao topo