Porto AlegreRio Grande do Sul

Saúde mental é tema de palestra no Previmpa

Funcionários do Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Porto Alegre (Previmpa) participaram nesta terça-feira, 8, da palestra Você é normal?, ministrada pelo psicólogo Cláudio Dutra de Souza. O especialista em psicologia iniciou a palestra questionando o público sobre quais são os fatores que determinam a normalidade humana. Mostrou os elementos externos que influenciam na saúde de um indivíduo e o reflexo desses elementos nas relações interpessoais. De maneira dinâmica, o psicólogo exibiu o histórico das patologias psicológicas e apresentou alternativas existentes para superá-las, reforçando sempre a importância de um acompanhamento profissional.

A atividade realizada no auditório do Previmpa teve duração de cerca de duas horas. Os participantes tiveram espaço para debater sobre transtornos mentais e aspectos de fortalecimento e enfraquecimento da saúde mental. Para Souza, é importante suprir a necessidade que as pessoas têm de falar sobre temas psicológicos. “Tivemos a chance de ver que as pessoas estão sedentas para dialogar”, afirma.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica saúde mental como um estado de bem-estar em que o indivíduo tem a capacidade de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse cotidiano, ser produtivo e contribuir para a sociedade na qual está inserido.

Botão Voltar ao topo