NotíciasPorto AlegreRio Grande do Sul

Alunos do Colégio Concórdia visitam o Tecnosinos

Os alunos do 2º e 3º anos do Ensino Técnico em TI do Colégio Concórdia visitaram nesta semana o Parque Tecnológico Tecnosinos, em São Leopoldo. Na oportunidade, os estudantes puderam conhecer a estrutura do parque, visitar empresas e startups, além de receber informações sobre o mercado de TI. A visita faz parte do Programa Talentos, criado em 2011 pelo Tecnosinos, que objetiva aproximar os jovens do ecossistema de inovação, despertando interesse pela tecnologia e empreendedorismo.

Segundo a coordenadora do programa, Delmara Bohrer, são muitas as oportunidades que se abrem com a visita, como neste caso, em que uma das empresas visitadas, a FDX Finanças, ofereceu vagas de estágio para aos estudantes do Colégio Concórdia. Desde o início do Programa Talentos, o Tecnosinos já recebeu mais de quatro mil alunos de cerca de 150 escolas públicas e privadas de várias cidades do Rio Grande do Sul. As visitas são guiadas por membros da Unidade de Inovação da Unisinos (Unitec) e podem contar com apresentação de empresas instaladas, oficinas práticas, visitas a institutos de pesquisa e empresas. O programa não tem custo.

Roteiro – No início da tarde, os alunos foram recepcionados no auditório do prédio da UNITEC,  onde receberam informações sobre o Parque, como organização e modelo de negócio, perfil das empresas residentes no polo e sobre as oportunidades de trabalho. Em seguida, dois jovens empreendedores da empresa FDX Finanças, uma startup residente no Tecnosinos, falaram sobre empreendedorismo e a busca de sonhos.

Os alunos também participaram de um bate-papo na H2H Hub Virtual, empresa que trabalha com educação empreendedora, modelagem e desenvolvimento de novas ideias, coaching, mentoring e coworking. Segundo o professor Tiago Kautzmann, este papo rendeu um acordo informal de futuras parcerias com o Curso Técnico em Informática. Na última atividade da tarde, os alunos visitaram a UNIX, agência experimental de desenvolvimento de software, ligada aos cursos de computação da Unisinos.

Próximas visitas – A próxima visita técnica do Curso Técnico em Informática será na Rech Informática, em Novo Hamburgo e que atua no desenvolvimento de software ERP empresarial. Os alunos também devem visitar a TECNOPUC, em Porto Alegre. Ambas ocorrerão no segundo semestre deste ano.

Botão Voltar ao topo