Variedades

8 motivos para levar toda a família ao Valle de Colchagua, no Chile

A rotina em família pode ser repleta de responsabilidades. Além do casal dividir o espaço, as contas e toda a responsabilidade na educação dos filhos, também tem aquela parte que todo mundo adora, a oportunidade de reunir todos em uma viagem. Se a intenção for essa para os próximos meses, a comunidade de Santa Cruz, no Valle de Colchagua, a apenas 2 horas de carro de Santiago do Chile, pode ser a solução, já que o destino garante muita diversão, em equilíbrio com a natureza.

O lugar é conhecido por abrigar as principais vinícolas chilenas, mas a região é muito mais que isso, pois oferece passeios de bicicleta, de teleférico a aldeias indígenas e a um observatório astronômico e um espaço chamado ‘Mundo da Criança’ com atividades recreativas como aulas de culinária, pintura ou reciclagem. Tudo isso enquanto os pais saboreiam os melhores vinhos chilenos ou caminham pelos vinhedos. A seguir, listamos 8 bons motivos para quem deseja juntar todo mundo no Valle de Colchagua. Veja:

1.CULTURA CHILENA EM (QUASE) TODOS OS LUGARES

O Museu do Colchagua vai fazer você se sentir completamente fora da realidade e te levar um pouco ao passado. O lugar possibilita a melhor compreensão da cultura chilena e da América do Sul por meio de um rico acervo de fósseis e esqueletos de animais pré-históricos, carruagens, joias, barcos, materiais religiosos e máquinas agrícolas. Só cuidado para não ficar distraído o dia inteiro por lá. Mas se ficar, não tem problema, porque o lugar só vai agregar no aprendizado de todo mundo. Um dos pavilhões mais visitados é “O Grande Resgate”, que retrata um pouco do drama vivido pelos 33 mineiros chilenos que sobreviveram dois meses presos nas minas de São José, em 2010. É como voltar no tempo e fazer parte do momento que foi noticiado nos principais meios de comunicação.

2.ÓTIMO PARA PASSEAR DE BICICLETA

A ideia aqui é reunir a família para passear pelos vinhedos e respirar ar puro. A comunidade de Santa Cruz não é muito grande, por isso, com um pouco de disposição, é possível passear pelos principais lugares, criar paradinhas incríveis para tomar um café ou comer alguma coisa. A dica é finalizar o passeio na Vinícola Santa Cruz e experimentar o pastel de choclo, um ícone local, que leva milho, carne, manjericão e azeitonas.

3. CARROS ANTIGOS

O Museu do Automóvel será o lugar preferido para quem é fã de carros antigos! Além do contato maravilhoso com as máquinas, ainda é possível compreender um pouco mais sobre a evolução automotiva relacionada com o desenvolvimento social do Chile. O passeio vai de 1890 a 1980.

4. OBSERVAÇÃO DE ESTRELAS E PLANETAS

O Observatório Astronômico Cerro Chamán fica na Vinícola Santa Cruz, mas para chegar até lá é preciso ir de teleférico! No topo, o turista encontra réplicas de moradias das três principais etnias do Chile (mapuche, rapa nui e aymara) e um pequeno museu de meteoritos. Agora, se o seu filho vive no mundo da lua, reserve a noite para mostrar a ele as estrelas de pertinho, por meio do telescópio.

5. CONHEÇA O OFÍCIO DOS ARTESÃOS

Declarado Monumento Nacional na categoria Zona Típica, o Museu do Artesanato é responsável por abrigar a maior e mais representativa coleção de artesanato nacional. O passeio faz com que o visitante se sinta parte integrante da comunidade, valorizando o ofício dos artesãos. O rico acervo é composto por peças artesanais de cerâmica, madeira, arte indígena, entre outras.

6. CULINÁRIA CHILENA

Com paredes coloridas, decoração típica e sabores da cozinha crioula, o Restaurante Los Varietales é o lugar para reunir toda a família ao redor da mesa. O menu assinado pelo chef Jonathan Elitin apresenta produtos da região como quinoa Paredones, azeite Lolol, sal Cahuil, queijos Peralillo, vinhos e bebidas do Valle de Colchagua. Ao todo são 43 deliciosos pratos distribuídos entre aperitivos, entradas, pratos principais e sobremesas. Todos são especialidades da culinária chilena.

7. CAMINHAR EM FAMÍLIA

Os passeios de trekking são indicados para toda a família, já que são ideais para apreciação da fauna e flora, em uma caminhada pelo campo do Valle de Lolol. A atividade não requer preparo físico, mas é recomendado ir agasalhado, já que o frio e o vento podem apertar durante o inverno chileno.

8. DESGUSTAÇÃO DE DRINKS E APERITIVOS

O bar EL TAMBO é daqueles que você pode levar seu par, sua mãe, os amigos, a família e todo mundo vai ficar impressionado. A decoração apresenta materiais nobres como a lã, o couro e a madeira. O menu traz saladas, pizzas, sanduíches, sobremesas e lanches, além de um bar de vinhos, onde é possível saborear drinks feitos com licores artesanais e ingredientes típicos chilenos.

ONDE FICAR?

Depois de saber o que fazer, saiba onde se hospedar: o Hotel Santa Cruz fica em frente à Plaza de Armas, na cidade de Santa Cruz, no Vale do Colchagua. A hospedagem para 3 dias e 2 noites está a partir de $401 dólares por pessoa em apartamento duplo e inclui café da manhã, visita ao Museu do Colchagua, Vinícola Santa Cruz, Museu do Automóvel, tour astronômico, translado vinícola-hotel e acesso às áreas públicas do Inka-Spa. E o melhor é que o pacote inclui cortesia para duas crianças de até 10 anos no mesmo apartamento de dois adultos.

Quem pretende curtir a neve em família pode aproveitar a parceria do Hotel Santa Cruz com o Valle Nevado e economizar até 15% em hospedagens. O período promocional ocorre entre 23 e junho e 22 de setembro e comtempla os hotéis Tres Puntas, Puerta del Sol e Valle Nevado, na maior e melhor estação de esqui da América do Sul. Para obter o desconto, basta confirmar estadia mínima de 3 noites em um dos hotéis do Valle Nevado e no Hotel Santa Cruz, na mesma viagem.

Serviço:

Botão Voltar ao topo