CASANEWS

Arquiteta explica quais reformas mais valorizam um imóvel

Todos almejam ao vender seu imóvel atingir o maior valor possível. É por isso que muita gente se pergunta como valorizar o imóvel antes de colocá-lo à venda. A verdade é que existem reformas com baixo impacto financeiro e que podem melhorar o valor final da venda de uma casa ou apartamento.

A arquiteta Sonia Acciaris, sócia do escritório Casa 3 Arquitetura e com uma vasta experiência no planejamento de reformas residenciais, conta que quem deseja valorizar um imóvel para colocá-lo à venda pode começar por mudanças como a cozinha. Como ela é considerada o coração da casa, costuma também ser o local pelo qual possíveis compradores começam suas visitas.

Trocar pisos e revestimentos antigos por materiais mais práticos e com design atual, assim como investir numa marcenaria personalizada podem ser diferenciais interessantes para agregar valor ao imóvel”, comenta a profissional. A arquiteta também lembra que a iluminação deste espaço é bem importante, podendo deixá-lo mais plástico e convidativo e, portanto, não deve ser esquecida.

Investir na integração de alguns cômodos, como sala de jantar e cozinha, também ajuda a valorizar o imóvel, desde que encontre sinergia com o conceito de vida dos usuários. “O estilo Open Concept vem sendo muito procurado por compradores”, diz Sonia. O mais importante é que os cômodos integrados combinem entre si e criem a sensação de que os espaços são bem amplos e arejados.

Outro cômodo que pode ser um diferencial interessante para os compradores é o banheiro. “Foi-se a época em que este era um espaço escondido e que não recebia muita atenção. Atualmente, os banheiros claros, com clima de spa, estão em alta e podem realmente fazer com que o valor de um imóvel aumente, principalmente se sua metragem for um pouco mais generosa”, analisa a arquiteta.

Reformas elétricas e estruturais são algo que nem sempre podemos ver, mas que também podem melhorar o valor de venda de um imóvel, agregando valor à segurança. “Ao saber que uma casa teve a parte de infraestrutura revista, o comprador sabe que o serviço mais pesado e caro já foi feito, e que agora basta apenas algumas mudanças decorativas para o imóvel ficar perfeito”, conta Sonia.

Ela finaliza lembrando que as mudanças estéticas, ainda que não valorizem tanto o imóvel, também são importantes para que os compradores percebam todo o potencial dos espaços. “Ambientes bem decorados tendem a fazer com que o imóvel acabe sendo mais valorizado pelos visitantes, podendo, inclusive, gerar ótimas ofertas de compra e venda ao proprietário”, finaliza Sonia.

Botão Voltar ao topo