NotíciasRio Grande do Sul

Serviços municipais durante o feriado de Corpus Christi em Caxias do Sul

Nesta quinta e sexta-feira, as unidades da administração funcionarão em regime diferenciado

Na próxima quinta-feira (31/05), é celebrado Corpus Christi, feriado nacional. Em Caxias do Sul, após o prefeito Daniel Guerra ter decretado situação de emergência no município em função da paralisação dos caminhoneiros, foi instituído ponto facultativo aos servidores municipais nesta sexta-feira (1º/06). Por isso, nesses dois dias, as unidades municipais funcionarão em regime diferenciado:

Guarda Municipal: plantão pelo telefone 153.

Samae: regime de plantão pelo telefone 115.

Codeca: No feriado de Corpus Christi, 31 de maio (quinta-feira), a Codeca fará coleta apenas na área central do município. No distrito de Criúva também haverá coleta orgânica.

A equipe de varrição priorizará a limpeza urbana na zona central de Caxias do Sul, além das áreas entre as ruas Os Dezoito do Forte e Estádio Alfredo Jaconi e entre BR-116 (bairro Lourdes) e rua Teixeira Mendes (bairro São Pelegrino).

Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM): No feriado, haverá bloqueios no trânsito devido à procissão de Corpus Christi, das 12h30 às 17h30, em ruas no entorno da Praça Dante Alighieri: Sinimbu, Marquês do Herval, Dr. Montaury e na Avenida Júlio de Castilhos. A SMTTM orienta que os condutores utilizem as ruas Visconde de Pelotas e Pinheiro Machado como alternativas. As linhas do transporte coletivo urbano serão desviadas para a rua Visconde de Pelotas, em direção à rua Bento Gonçalves, retornando pela rua Borges de Medeiros. Em Ana Rech, os fiscais da SMTTM acompanharão a procissão de Corpus Christi, agendada para às 9h, realizando os desvios necessários e orientação aos condutores.

Na quinta, a fiscalização de trânsito e de semáforos funcionam em regime de plantão pelo telefone 118 (ou 3290-3923). Na quinta-feira (31/05), não haverá cobrança do Estacionamento Rotativo Regulamentado (ERR). Todas as tarifas de pós-utilização aplicadas na quarta-feira (30/05) deverão ter as datas de regularização ajustadas para as 19h de sexta-feira (01/06).

Fundação de Assistência Social (FAS): plantão pelo número 98401-5710, Conselho tutelar 98408.0066 e 99104.7998. Os serviços 24 horas funcionarão normalmente. Os demais estarão fechados.

Agricultura: Atendimento externo na secretaria não vai funcionar na quinta e sexta-feira (31/05 e 01/06). Na sexta, mantém o atendimento interno. Feiras do Agricultor e Ponto de Safra funcionam normalmente em ambos os dias. Já a Feira Ecológica não funcionará na quinta-feira, mas a comercialização ocorre normalmente no sábado. Nesta quarta-feira (30/05) a Ceasa Serra está fechada, mas deve voltar a funcionar na quinta e sexta-feira.

Alô, Caxias: não terá atendimento pelo 156. Serviços de reclamações através do site caxias.rs.gov.br, no link Ouvidoria (o serviço será interrompido na noite desta quarta-feira a partir das 20h30 até as 14h desta quinta-feira).

Secretaria da Saúde: Em 31 de maio, feriado de Corpus Christi, e em 1º de junho, ponto facultativo, haverá expediente normal nos serviços considerados essenciais: Pronto Atendimento 24 Horas (PA 24H), Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24H), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Central de Exames: plantão para urgências e emergências, Central de Regulação de Leitos, Serviço Residencial Terapêutico, Unidade de Acolhimento Adulto e Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Reviver.

O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) funcionará no dia 31 em regime de plantão, atendendo apenas os hospitais. Em 1º de junho, expediente normal, das 8h30 às 17h, pela necessidade de manter o estoque regularizado. O transporte de apoio da SMS funcionará na sexta-feira (01/06), exceto transporte para consultas eletivas.

Secretaria de Obras e Serviços Públicos: A equipe de saneamento e infraestrutura viária atuará em regime de plantão, na quinta e sexta-feira, pelo telefone 98434-6870. Da mesma forma, a equipe de iluminação pública, em casos de emergência, poderá ser contatada, na quinta-feira, pelos telefones 98123-9335 ou 98434-6863.

Meio Ambiente: Canil Municipal e cemitérios públicos com funcionamento normal. Banheiros públicos da Praça da Bandeira e do Parque Cinquentenário estarão fechados; os banheiros públicos da Praça Dante Alighieri estarão abertos, assim como os demais banheiros públicos de Caxias do Sul. Parque Mato Sartori e Jardim Botânico estarão fechados.

Farmácia do Instituto de Previdência e Assistência Municipal (Ipam): Matriz tem atendimento normal 24 horas.

Secretaria Municipal da Cultura: no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, a Galeria de Arte que recebe a exposição “Semelhanças e Dessemelhanças” e a Sala de Exposições que abriga a mostra “Um Olhar Acadêmico Sobre o AMARP” estarão abertas para visitação das 16h às 22h, de quinta a domingo. O Zarabatana Café também atende aos visitantes das 15h às 23h. A Sala de Cinema Ulysses Geremia mantém a programação de exibições do filme “Severina”, de quinta a domingo, sempre às 19h30. Os demais espaços como a Sala de Teatro Profº Valentim Lazzarotto e a Sala de Ensaios da Cia. Municipal de Dança estarão fechados.

Os museus municipais de Caxias do Sul estarão fechados entre os dias 31 de maio e 04 de junho. A terceira apresentação do projeto Museu Arte Viva, prevista para ocorrer no domingo (03/06), no Museu da Uva e do Vinho, foi transferida para o dia 19 de agosto.

Na Casa da Cultura, a Galeria de Arte Gerd Bornheim, que recebe a exposição “Técnica e Expressão”, a Biblioteca Pública e o Teatro Pedro Parenti estarão fechados de quinta a domingo. O Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, a Biblioteca Parque Largo da Estação e a sede administrativa da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), na Estação Férrea, também terão o atendimento ao público suspenso até o dia 03 de junho.

Secretaria Municipal do Turismo (Semtur): Os cinco Centros de Atenção ao Turista (CATs) de Caxias do Sul estarão fechados a partir do feriado desta quinta-feira (31/05) até sábado (02/06). O atendimento será retomado no dia 04 de junho (segunda-feira), com horário normal de funcionamento.

Botão Voltar ao topo