Porto Alegre

Concerto especial da Ospa com o pianista uruguaio Homero Francesch

Ospa destaca obras de Schumann e Strauss em concerto na Casa da Música. 

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) realiza um concerto especial com obras de dois dos maiores expoentes da música sinfônica alemã na Casa da Música. No sábado, dia 9 de junho, às 17h, a orquestra interpreta um concerto para piano de Robert Schumann, além de um poema sinfônico e uma suite de ópera de Richard Strauss.

A exibição conta com a participação de dois destacados convidados internacionais: o maestro mexicano Enrique Diemecke, diretor artístico do Teatro Colón e da Filarmônica de Buenos Aires, e Homero Francesch, pianista uruguaio radicado na Suíça. Os ingressos estarão à venda por valores entre R$ 30 e 80 na internet ou podem ser adquiridos no local, no dia do evento, das 14 às 17h.

A Casa da Música da Ospa fica no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Av. Borges de Medeiros, 1501 – Centro).

Sobre o programa

Solista convidado é o pianista uruguaio Homero Francesch – Foto: Divulgação

A apresentação inicia com o “Concerto para piano e orquestra em lá menor”, um dos mais belos e conhecidos da literatura pianística. Nome central do romantismo musical alemão, Schumann (1810-1856) elaborou esta peça, primeiramente, como uma Fantasia para piano e orquestra dedicada a Clara Schumann, sua esposa. O material foi transformado em um concerto e estreado alguns anos depois, em 1845, em Dresden, tendo como solista a própria Clara. O solista Homero Francesch já se apresentou com importantes orquestras europeias como as filarmônicas de Berlim e de Viena.

Richard Strauss (1864 – 1949) foi um dos principais nomes do período romântico tardio e início da era moderna, influenciando profundamente os compositores de sua geração. Duas de suas obras integram o programa do concerto: o poema sinfônico “As alegres travessuras de Till Eulenspiegel” e a Suite da ópera “O Cavaleiro da Rosa”. A primeira, finalizada em 1895, conta a história de um personagem folclórico da Alemanha medieval. Já “O Cavaleiro da Rosa” é uma ópera cômica que, em grande parte, utiliza elementos da valsa. Com a estreia em 1911, Strauss conquistou fama internacional. Após o surgimento de várias suites não autorizadas e pouco apreciadas por Strauss, ele mesmo escreveu uma suite de concerto, usando uma coletânea de alguns dos melhores trechos da ópera, publicada em 1945.

Mais informações no site da Ospa ou pelo telefone (51) 32227387.

Promoção para estudantes
Para incentivar o público estudantil a frequentar os concertos da Casa da Música da Ospa, a orquestra disponibiliza uma cota de ingressos com desconto especial para estudantes. No sábado, dia 9, das 14h às 16h30, quem comparecer no local com carteira estudantil ou comprovante de matrícula, poderá adquirir entradas para o concerto, para platéia, balcões e mezaninos, por R$ 10 (conforme disponibilidade).

Botão Voltar ao topo