CASANEWS

Paisagistas Catê Poli e João Jadão dão dicas para um jardim prático e de fácil manutenção

Uma rotina corrida não é mais desculpa para não ter um cantinho verde em casa. A nova aposta dos paisagistas brasileiros são os jardins de fácil manutenção, que não necessitam de tantos cuidados – com plantas de pouca rega e adaptáveis ao clima local –, e que se encaixam perfeitamente ao estilo de vida dos moradores que não tem tanto tempo disponível no dia a dia para se dedicar nesta atividade.

Este estilo de jardim foi a proposta dos paisagistas Catê Poli e João Jadão ao criarem a Praça CASACOR para a 32ª edição da CASACOR São Paulo. A dupla, que atua há cerca de 30 anos no mercado, com grande bagagem no planejamento e execução de projetos, aproveitou o espaço de 320m² para criar um jardim funcional, fácil de manter e com a principal ideia de ser um espaço de convívio e contemplação das pessoas.

Para isso, na composição do jardim, Catê e João apostaram em espécies de plantas resistentes ao sol forte, de fácil manutenção, que necessitam de pouca irrigação e que não são sensíveis a mudanças bruscas de temperaturas, como a Moreia, Cyca, Barba de Serpente, Clúsia e Capim do Texas.  “Além de todos esses benefícios, são espécies que podemos encontrar facilmente aqui no Brasil, o que faz com que este seja um jardim real, que pode sair daqui diretamente para a casa das pessoas”, relata João Jadão. A dupla também escolheu para o plantio árvores nativas e frutíferas, como a Jabuticabeira e a Cerejeira, que além de fornecerem frutos deliciosos, deixam o espaço ainda mais bonito.

Para fazer do jardim uma experiência ainda mais prazerosa, os paisagistas colocaram duas casinhas de estrutura metálica e um pergolado de cumaru (Taúna), além de lareiras para aquecer. “É um espaço do jardim feito para a convivência: juntar a família, jogar cartas, tomar um vinho e viver bons momentos na tranquilidade do verde”, conta Catê.

Botão Voltar ao topo