Geral

Como encontrar o smartphone perdido no modo silencioso

Usando apenas outro smartphone ou um simples acesso à Internet via navegador, torna possível encontrar o aparelho perdido, quem está na sala ao lado ou até quem permaneceu no escritório

Embora o smartphone tenha se tornado um companheiro inseparável na vida cotidiana, inevitavelmente o perdemos pelo menos duas vezes por dia, seja debaixo do assento do carro, entre as almofadas do sofá ou diretamente no escritório. É por isso que tanto a Apple quanto o Google introduziram métodos em seus sistemas operacionais para localizar de forma conveniente os dispositivos perdidos .

A Apple veio pela primeira vez com o lançamento do Find My iPhone, uma plataforma livre, disponível na App Store, que depois de ser identificado com o ID da Apple utilizado para o telefone, você pode adicionar seu próprio aparelho em um mapa geográfico e toque para identificar de onde o som vem, mesmo quando o modo de uso é silencioso. Para que se tenha sucesso na busca, é necessário ativar sua funcionalidade no menu de configurações na entrada do iCloud. Entre as opções mais úteis, há também o envio da última posição, que em caso de bateria fraca instrui o telefone para se comunicar com os servidores da Apple, mostrando a localização antes de desligar.

Para aqueles que não ativaram nenhuma destas opções, a única outra possibilidade de encontrar o seu iPhone perdido é ter um Apple Watch associado ao telefone: neste caso, entre no menu do relógio onde há uma função que o faz tocar ao seu comando.

O Google, em todo caso, não demorou muito para oferecer um aplicativo para Android chamado Find my Device e – acima de tudo – uma interface web conveniente e acessível até mesmo pelo mecanismo de busca do Google, digitando “encontrar meu smartphone” na caixa pesquisar em qualquer navegador. As funções oferecidas são praticamente as mesmas: todos os dispositivos associados à conta desejada são listados em um painel prático, e para cada um é possível saber a última posição enviada aos servidores e tentar encontrá-lo fazendo com que ele toque mesmo no modo silencioso.

Para todos os aparelhos, Android e iOS, no entanto, um aviso: sua posição é calculada usando o GPS, Wi-Fi e telefone celular: ter uma ou mais dessas conexões desativadas diminui a precisão das informações recolhidas pelos dois serviços de recuperação.

Botão Voltar ao topo