Variedades

Bienal Internacional do Livro – autores confirmados e novidades – 3 a 12 de agosto

Entre os dias 3 e 12 de agosto acontece a 25a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Este ano, o evento aposta em novos espaços culturais, mais atividades, visitação universitária (além da tradicional visita escolar). Autores internacionais de peso também vêm, pela primeira vez, para o encontro literário, entre eles estão: Tessa Dare; Dan Mallory (A. J Finn) e Anna Todd.

 Com a proposta de trazer uma comunicação integrada, que converse com os grandes temas da atualidade, a Bienal do Livro de SP também aposta numa campanha inovadora cujo mote é: “Venha Fazer esse Download de Conhecimento”que tem como proposta destacar o protagonismo do livro em meio à nova percepção dos brasileiros diante do turbilhão de estímulos e canais de acesso a conteúdos que a tecnologia hoje propicia. A ideia é mostrar que, apesar dessas mudanças culturais no País, o livro, em seus diversos formatos, é o agente essencial do processo de conexão entre o conhecimento e o universo digital no qual vivemos. Durante os 10 dias de Bienal do Livro, os visitantes poderão ter experiências culturais diversas e contato com autores, em bate-papos e palestras exclusivas. Abaixo, a programação confirmada até o momento:

 TESSA DARE – 04/08

Tessa Dare é autora best-seller do The New York Times e do USA Today, com romances de época e eróticos. Seus livros já venderam mais de meio milhão de exemplares e ganharam inúmeros prêmios, entre eles o RITA. Com uma mistura de humor, sensualidade e muita emoção, Tessa escreve tramas que fisgam o leitor desde a primeira página.

Livros: Em “Spindle Cove” e “Castles Ever After”, suas séries de maior sucesso publicadas no Brasil exclusivamente pela Editora Gutenberg do Grupo Autêntica, a autora criou heroínas autênticas e corajosas que desafiam os conceitos da sociedade de sua época, e cavalheiros nobres e apaixonantes que têm seus corações enlaçados por elas. Para a Bienal do Livro de São Paulo a editora Gutenberg publica o quinto e último volume da série “Spindle Cove”. “Como escapar de um escândalo traz o aguardado cross-over das duas séries: Charlotte Highwood, personagem que aparece no livro Uma semana para se perder da série Spindle Cove, e Piers Brandon, que conhecemos no livro Diga sim ao Marquês da série Castles Ever After, ganham os papéis de protagonista no novo romance de Tessa Dare.

ANNA TODD – 05/08

Anna Todd, aclamada pela revista Cosmopolitan como “o maior fenômeno literário de sua geração”, começou sua carreira no Wattpad, plataforma digital de escrita e leitura, na qual atingiu mais de 1,5 bilhão de leituras. A garota que cresceu em uma pequena cidade em Ohio ganhou o mundo com sua série After, best-seller do The New York Times e que já foi traduzido para mais de 30 idiomas.

Livros: After, que narra a história de Tessa e Hardin, encantou tanto os fãs que ganhou um spin-off. A duologia Nothing More e Nothing Less conta a vida e as experiências do jovem Landon Gibson, melhor amigo de Tessa, na frenética cidade de Nova York. Lá o rapaz vive um intenso triângulo amoroso com a desafiadora e apaixonante Nora e sua ex-namorada e primeiro amor, Dakota. Já a série The Brightest Stars conta a história da jovem Karina Fischer e Kale, um militar calado que parece não fazer questão de conhecê-la. Karina preenche o silêncio do rapaz com suas próprias ilusões, que rapidamente são destruídas pela dura realidade. Enquanto Karina se afunda no mundo de Kale, ela descobre mentiras ainda mais graves do que qualquer coisa que poderia ter imaginado.

LAUREN BLAKELY – 05/08

Autora best-seller do New York Times e nº 1 do Wall Street Journal, a autora best-seller Lauren Blakely é conhecida por seu estilo contemporâneo de romance que é quente, divertido e sexy. Mora na Califórnia com sua família e planejou romances inteiros enquanto caminhava com seus cachorros. Com quatorze best-sellers do New York Times, já vendeu mais de 2,5 milhões de livros. Seu trabalho foi traduzido em onze idiomas, e ela ama criar contato direto com leitores em todo o mundo. 

Livros: Adorada pelos leitores por seus romances narrados pelo ponto de vista masculino, Lauren tem sua série de livros lançada pela Faro Editorial.  Em “Big Rock”, o protagonista Spencer precisa largar sua vida de playboy e mulherengo e parecer um empresário de sucesso, recatado, de boa família, sem um passado – ou um presente – comprometedor. A história de “Mister O” gira em torno de Nick Hammer, que se torna o mentor sexual de homens ao redor do mundo. O terceiro livro da série (ainda não lançado no Brasil) contará a história de Wyatt Hammer, irmão de Mister O.

YOAV BLUM – 07/08

 Yoav Blum nasceu em 1978, em Israel. Seu primeiro romance, “Os criadores de coincidências”, se tornou um best-seller instantâneo em Israel antes de ser traduzido para diversos idiomas. O romance foi adquirido pela Editora Planeta após um concorrido leilão e foi publicado no Brasil em 2017. Com mais de 50 mil cópias vendidas em Israel, o livro já teve os direitos adquiridos para o cinema. 

Livro: “Os criadores de coincidências” parte da ideia de que o destino é determinado por agentes capazes de mudar o rumo da vida das pessoas. A partir de ações que, à primeira vista, parecem obras do acaso, formam-se casais, cientistas recebem o empurrão que faltava para realizar grandes descobertas e artistas encontram inspiração.Tudo arquitetado pelos criadores de coincidências.

PADRE MARCOS ROBERTO (ELVIS) – 07/08

Marcos Roberto Pires é sacerdote diocesano da Arquidiocese de São Paulo e, desde 2010, é Pároco da Paróquia Santíssima Trindade, na Cidade de São Paulo, Capital. Graduado em Geografia, exerceu o magistério até o instante em que decidiu ingressar no seminário, ocasião em que se formou em Teologia. Ordenado em 2007, tem grande atuação apostólica nos Meios de Comunicação Social, tendo participado e apresentado diversos programas, sempre anunciando o Evangelho do Senhor Jesus. Padre alegre, dinâmico e carismático, com jeito expressivo e autêntico, fala ao coração dos fiéis, atraindo multidões para Deus. Conhecido também pela Televisão, éapresentador do programa A Hora da Família pela Rede Vida.

 MESA “RELIGIÃO E CONTEMPORANEIDADE” – 08/08

Budismo, Umbanda, Judaísmo, Catolicismo.  Crenças, ceticismo, ciência e fé se encontram no maior evento literário da América Latina, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Em sua 25a edição, contará com um debate inédito e bastante atual sobre o papel das diversas crenças no mundo de hoje. A conversa intitulada “Religião e contemporaneidade” acontece dia 8 de agosto, às 18h30, no espaço Arena Cultural e irá reunir a monja Zen Budista conhecida como Monja Coen, o rabino Nilton Bonder, o cientista religioso e sacerdote de Umbanda Alexandre Cumino, e o advogado católico Pedro Siqueira. O público poderá acompanhar diferentes visões sobre as diversas crenças religiosas abordadas, suas mudanças, avanços, conflitos etc.

A. J. Finn – 5/08

Formado em Oxford, A. J. Finn é ex-crítico literário e já escreveu para diversas publicações, incluindo Los Angeles Times, The Washington Post e The Times Literary Supplement. A mulher na janela, seu primeiro romance, foi vendido para 36 países e está sendo adaptado para o cinema numa grande produção da 20th Century Fox. Natural de Nova York, Finn viveu por dez anos na Inglaterra antes de voltar para sua cidade natal, onde mora atualmente.

 SOMAN CHAINANI – 10/08

Soman Chainani é fascinado por conto de fadas. Best-seller do New York Times, o escritor tem publicado pela editora Gutenberg a aclamada série “A escola do bem e do mal” que teve seu terceiro volume lançado em 2016. Após uma pausa de dois anos, o autor volta para a alegria dos fãs com o quarto volume em tempo para a Bienal do Livro de São Paulo! Graduado em Harvard, ainda na universidade escreveu uma tese sobre os motivos pelos quais as mulheres malvadas eram representadas como vilãs irresistíveis. Além de escritor, Soman é um roteirista aclamado, seus filmes já foram exibidos em mais de 150 festivais ao redor do mundo, tendo ganhado mais de 30 prêmios de júri e público.  

Livros: Na série “A escola do bem e do mal”, a cada quatro anos, dois adolescentes somem misteriosamente do povoado de Gavaldon há mais de dois séculos. Os pais trancam e protegem seus filhos, apavorados com o possível sequestro, que acontece segundo uma antiga lenda: os jovens desaparecidos são levados para a Escola do Bem e do Mal, onde estudam para se tornar os heróis e os vilões das histórias. A série promete uma aventura épica que procura desvendar e compreender a linha tênue entre o bem e o mal. 

MESA “TURMA DA MÔNICA JOVEM – UMA VIAGEM INESPERADA” – 10/08

Os fãs de quadrinhos, cultura pop e do universo teen têm um bom motivo para visitar a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.  No espaço Arena Cultural acontece uma conversa com quatro autoras nacionais bem conhecidas desse público: Babi Dewet, Carol Christo, Pam Gonçalves e Melina Souza. Todas entre 20 e 30 anos, elas contarão como foi o processo criativo para escrever novas aventuras de personagens tão consagradas como a Mônica e Magali, além das mais recentes Marina e Denise, para o livro “Turma da Mônica Jovem – uma viagem inesperada” (Editora Nemo – Grupo Autêntica/parceria com Mauricio de Sousa Produções). Os amantes da turma viverão uma nova experiência ao ouvir as inspirações e referências das quatro jovens autoras tão queridas pelo público pelas as viagens que cada uma das personagens faz. Por quê a Mônica foi para a Coreia do Sul e Magali para Paraty? O que viveram por lá?  Todo o universo adolescente, suas aflições, medos e descobertas, a tecnologia, a escola, os amigos, as emoções do dia a dia – são parte das narrativas modernas desenvolvidas para este projeto inédito e divertido.

VICTORIA AVEYARD – 11/08

Victoria Aveyard cresceu numa cidadezinha em Massachusetts e frequentou a Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles. Ela se formou como roteirista e tenta combinar na sua escrita seu amor por história, explosões e heroínas fortes. Sua série “A Rainha Vermelha”, publicada pela Editora Seguinte, já vendeu mais de 400 mil exemplares no Brasil e teve os direitos cinematográficos adquiridos pela Universal. O filme será dirigido por Elizabeth Banks.

Livros: O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Na saga “A Rainha Vermelha”, Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses. Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso.

DAVID LEVITHAN – 11/08

 Autor e editor de literatura “Young Adult”, o americano David Levithan tem um texto característico, que mistura doçura, humor e sensibilidade, em enredos com personagens de todos os tipos, cores, gêneros e sexualidades. Com a temática LGBTQ como carro-chefe, suas obras são publicadas no Brasil pela Editora Galera.

Livros: Um de seus principais livros é “Todo dia”, cuja adaptação para as telas está prevista para chegar aos cinemas brasileiros em julho. O livro é centrado em A., adolescente que, a cada dia, acorda num corpo diferente: um exercício de empatia literal que só a ficção poderia proporcionar. Um dia, A. pode ser menino, no outro, menina; um dia feliz, noutro triste, até o dia em que ocupa o corpo de Justin e se apaixona por sua namorada, Rhiannon. Levithan é autor também de “Will & Will: Um nome, um destino”, escrito em parceria com John Green, que foi o primeiro livro jovem adulto com protagonistas gays a entrar na lista de mais vendidos do New York Times, e já vendeu mais de 200 mil exemplares no Brasil. A Galera lançou ainda “Outro dia”, spin-off no qual a história é contada por Rhiannon. Em outubro, Levithan lança nos EUA o novo “Someday”, continuação da trama, que deve chegar ao Brasil em 2019.  

MARISSA MEYER – 12/08

Marissa Meyer mora em Tacoma, Washington, com o marido e os dois gatos. É fã de muitas coisas nerds (Sailor Moon, Firefly, organizar as estantes por cor…) e é apaixonada por contos de fadas desde criança – e não pretende abandonar isso. Ela pode ser ou não uma ciborgue. A autora já declarou, em suas redes sociais, que tem enorme vontade de vir ao Brasil promover seus livros.

Livros: Escritos por Marissa Meyer, a Rocco publicou no Brasil a série “As Crônicas Lunares”, composta por “Cinder”, “Scarlet”, “Cress” e “Winter” (contos de fadas futuristas inspirados, respectivamente, em Cinderela, Chapeuzinho vermelho, Rapunzel e Branca de Neve), e o spin-off “Levana”, que revela a verdadeira mulher por trás da fascinante vilã que perpassa a histórias de As crônicas Lunares. Durante o evento, será lançado o “Sem Coração” (Heartless, no original), que recria o passado da famosa Rainha de Copas e mostra por que ela se tornou o terror do País das Maravilhas. A Editora também já garantiu os direitos de publicação do recém-lançado “Renegades”. Ambos os títulos estrearam no topo da lista dos mais vendidos do The New York Times.

Serviço

25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

  • 03 a 12 de agosto de 2018
  • Pavilhão de Exposições do Anhembi             
  • Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana / 02012-021 São Paulo – SP
  • www.bienaldolivrosp.com.br
Botão Voltar ao topo