Rio Grande do Sul

Estudantes de Portão (RS) representarão o Brasil em Olimpíada de Raciocínio na Turquia

Alunos da EMEF Visconde de Mauá, do município de Portão (RS) representarão o Brasil na competição internacional The Mind Olympics, realizada anualmente pela Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras. A equipe participará do evento nos dias 10 a 13 de junho de 2018, na cidade de Antália, na Turquia, competindo com alunos de outros cinco países que utilizam a metodologia com jogos de raciocínio.

Formado por quatro estudantes, o time venceu em maio a etapa nacional da X Olimpíada de Raciocínio Mind Lab, torneio entre estudantes que utilizam o Programa MenteInovadora, metodologia de ensino com jogos de raciocínio integrados à grade de aulas, que busca estimular o desenvolvimento de habilidades metacognitivas e socioemocionais. Durante toda a competição no Brasil, que possui também uma fase classificatória digital, participaram 850 alunos de 142 escolas.

Os alunos Adriéli Hesper de Vargas, Eduarda de Godói Santos, Guilherme Oliveira de Oliveira, Ricardo Dias Dettemborn do munícipio de Portão, participarão ao lado dos vencedores da categoria de 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental da rede privada, o Instituto Eros Gustavo, da Fase Internacional e, assim como no Brasil, utilizarão os jogos Abalone, Damas Olímpicas, Quoridor e Octi.

Na The Mind Olympics, serão realizadas 12 partidas ao longo de dois dias, sendo que cada aluno terá a oportunidade de enfrentar estudantes de todas as outras equipes participantes. Nesta edição, além do Brasil, estarão presentes estudantes do Itália, Inglaterra, Austrália, Romênia, Turquia e Panamá. O torneio é uma oportunidade para que os estudantes exercitem as habilidades desenvolvidas em sala de aula durante a aprendizagem semanal com os jogos de raciocínio da Mind Lab como trabalho em equipe, capacidade analítica e equilíbrio das emoções. A metodologia da empresa envolve a capacitação de professores e aulas dinâmicas, e é pioneira em auxiliar os alunos a traçar métodos e estratégias, lidar com a competitividade e trabalhar a resolução colaborativa de problemas.

Em 2017, alunos da Escola Municipal Visconde de Mauá, da cidade de Portão (RS), venceram a etapa internacional da Mind Olympics, realizada na Ilha de Creta, na Grécia. Foi a primeira vez que uma equipe brasileira venceu a competição. Os brasileiros competiram com estudantes de outros seis países: Reino Unido, Panamá, Austrália, Romênia e Turquia, e trouxeram para casa o título de campeões mundiais. Já para o Instituto Eros Gustavo, essa será a terceira vez que participam do torneio internacional, tendo competido no último ano, representando as escolas privadas.

MenteInovadora

O Programa MenteInovadora é uma metodologia pioneira da Mind Lab, com resultados comprovados no desenvolvimento socioemocional de alunos do ensino infantil ao pré-vestibular. O principal diferencial do MenteInovadora é a integração de jogos de raciocínio à grade de aulas, com a mediação de um professor capacitado pelo programa. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real. Desenvolvida por especialistas israelenses e brasileiros que atuam no campo da psicopedagogia, neurociência e educação, a Metodologia da Mind Lab é utilizada em mais de 15 países, como Austrália, China, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão e Reino Unido e já atendeu milhões de alunos, garantida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Inade e a Universidade Yale.

Mind Lab

Fundada em Israel em 1994, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Com a proposta de trabalhar o desenvolvimento humano para uma vida mais harmônica e feliz, as metodologias e aplicações da empresa ampliam os potenciais de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos ao redor do mundo, com a utilização de jogos de raciocínio que provocam a vivência de situações do cotidiano. Com resultados comprovados em mais de 21 países ao longo de mais de 20 anos, a metodologia Mind Lab atende milhões de alunos, sendo reconhecida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais. No Brasil desde 2006, a Mind Lab é parceira de mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e conta com cerca de 20 mil professores certificados para aplicação de suas metodologias, em 17 estados brasileiros.

Botão Voltar ao topo