Moda & Beleza

Dicas para você escolher seus óculos

Foi entre os anos de 1220 e 1292, na Inglaterra, que surgiu um dos acessórios mais utilizados hoje: o óculos. O inglês, Roger Bacon, após compreender as causas responsáveis pela refração da luz, sugeriu que lentes poderiam ser usadas como óculos. Inicialmente, eles eram usados somente por necessidade, um privilégio dos aristocratas e da nobreza inglesa. Porém, a partir do século XVII, o objeto foi se popularizando. Mas você sabe qual modelo combina com o seu tipo de rosto e como combiná-lo com outros acessórios?

Para ajudar nessa tarefa, Maria Inês Borges da Silveira, consultora de Comportamento Profissional e de Etiqueta Social, separou algumas dicas básicas para não errarmos na escolha, sejam elas óculos de sol ou deu grau. Para começar, procure sempre um modelo oposto ao formato do seu rosto. Se o seu rosto é redondo, óculos deve ser quadrado ou retangular. Se ele for oval, use óculos quadrados e para os rostos quadrados, óculos ovais.

No que se refere à combinação com acessórios, a especialista explica que os esportivos e aerodinâmicos combinam muito bem com brincos simples, pequenas argolas e design geométrico. Os grandes pedem joias mais elaboradas.  Já os modelos clássicos ficam bem com brincos em forma redonda, gota ou pérolas. “Na hora de combinar o óculos com os acessórios, observe o material. Alguns têm detalhes em dourado, cobre ou prateado. Escolha joias e, principalmente os brincos, do mesmo tom”, detalha a consultora.

Com relação aos óculos de sol, Maria Inês alerta para o uso de lentes claras. “Cuidado ao usar óculos com lentes claras como azul flúor, lilás e amarela. É preciso fazer com que a peça orne com o seu estilo. Hoje existem milhares de modelos do acessório nas lojas, escolha um que combine com você e te deixe à vontade”, completa.

Botão Voltar ao topo