NotíciasRio Grande do Sul

Prorrogadas exposições do Arquivo Público Municipal em Novo Hamburgo

Atividades gratuitas seguem abertas para visitação e apresentam parte do acervo oficial do município

As exposições comemorativas ao Dia Internacional dos Arquivos, comemorado no último dia 9, foram prorrogadas. Promovidas pelo Arquivo Público Municipal de Novo Hamburgo, a exposição “Janelas do Tempo – Desenvolvimento Urbano de Novo Hamburgo pelas Imagens Oficiais”, montada no saguão do segundo andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201, bairro Canudos), fica aberta até o dia 15 deste mês. Já a “Janelas do Tempo – Publicidade Coureiro–Calçadista em Novo Hamburgo”, exposta no Museu Nacional do Calçado (MNC), localizado no Campus 1 da Universidade Feevale (Rua Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, bairro Hamburgo Velho), segue até o dia 22. As mostras colocam à disposição de toda a comunidade fotos e anúncios que mostram o desenvolvimento da cidade. A iniciativa fez parte da 2ª Semana Nacional dos Arquivos Públicos, organizada pelo Ministério da Cultura (MinC) e com participação da Secretaria Municipal da Cultura (Secult).

As exposições

A primeira seleção de fotografias apresenta obras, serviços e a evolução urbana de Novo Hamburgo. “Este material faz parte do acervo oficial da Prefeitura e conta com registros realizados entre os anos de 1930 e 1960”, explica o arquivista e organizador das atividades, Uriel Battisti. Já no MNC, 12 peças publicitárias publicadas na revista Tribuna Illustrada, de maio de 1927, mostram um recorte do cenário coureiro – calçadista da época. Todos os materiais fazem parte do acervo do Arquivo Público Municipal.

Este ano, “Governança, Memória e Herança” foi a temática nacional do evento. “Estas atividades colocam o Arquivo em uma dinâmica que envolve centenas de outras instituições de todo o país e que colaboram como guardiãs da memória da sociedade brasileira”, comenta o historiador e também organizador das exposições, Paulo Daniel Spolier.

Botão Voltar ao topo