NotíciasRio Grande do Sul

Em Novo Hamburgo Educação Fiscal é assunto de escola

Alunos acompanham palestras do projeto criado pela Secretaria de Educação

Estudar e entender temas relacionados à arrecadação de impostos e à função socioeconômica dos tributos já é parte da rotina de escolas municipais de Novo Hamburgo. Desenvolver pesquisas que envolvam estas temáticas é um dos objetivos do projeto “Educação Fiscal é assunto de escola”, criado pela Secretaria de Educação (SMED). Para que professores e alunos conheçam mais sobre a temática, auditores-fiscais da Secretaria da Fazenda e associados da ACI NH/CB/EV estão realizando palestras nas escolas.

Nos encontros, os jovens conhecem detalhes sobre o sistema de arrecadação e a maneira como este dinheiro é revertido em serviços à população com educação, saúde, segurança, etc. A palestra, ministrada pelos auditores Ângelo Kornalewski e Lisnare Alves, também aborda as diferenças de alíquotas e características de cada tributo, além de responder dúvidas apresentadas pelos alunos. “Estes encontros contribuem para despertar uma consciência mais crítica dos alunos em relação aos direitos e deveres dos cidadãos”, explica a coordenadora do projeto, Cidonia Busatta.

Projeto articulado

O projeto Educação Fiscal é assunto de escola foi elaborado pela Secretaria de Educação em 2017. A partir de seus contextos e interesses, as instituições de ensino em Novo Hamburgo passam a desenvolver diferentes questões com alunos, professores e a própria comunidade. A médio e longo prazos, a expectativa é de que a iniciativa promova mudanças de hábitos, valores e atitudes em relação ao consumo e à utilização de recursos públicos.

Na construção da proposta, a equipe da SMED consultou profissionais de outras secretarias e entidades que se tornaram parceiros de ações, como a Secretaria da Fazenda, o Procon e a ACI NH/CB/EV. A Educação Fiscal e Financeira, como tema transversal do ensino, é citada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como temática relevante e pertinente para a sociedade.

Próximas palestras

EMEF Martha Warthenberg

Data: 20/6
Horário: 13h30
Turmas: 8º e 9º

Data: 22/6
Turmas: 8º e 9º
Horário: 7h40

Aproximadamente 180 alunos

EMEF Pres Affonso Penna

Data: 29/06
Horário: 8h às 9h
Turmas: 4º e 5º anos
Aproximadamente 50 alunos

EMEF Cecília Meireles

Data: 29/06
Horário: 10h às 11h
Turmas: 4º e 5º anos
Aproximadamente 50 alunos

EMEF Arnaldo Grin

Data: 29/06
Horário: 14h às 15h
Turmas: 5º ano
Aproximadamente 30 alunos

EMEF Cecília Meireles

Data: 05/07
Horário: 13h30 às 14h30
Turmas: 4º e 5º anos
Aproximadamente 45 alunos

Botão Voltar ao topo